Descrição de chapéu Obituário João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes (1927 - 2018)

Mortes: Folclorista, pesquisou por 70 anos tradição e dança gaúcha

Viajou aos rincões do estado para reconstituir as danças quase esquecidas

Thaiza Pauluze
São Paulo

​Paixão Côrtes era engenheiro agrônomo de formação e radialista. Mas, pesquisador da cultura popular, virou símbolo do gauchismo —e referência no estudo da identidade regional.

Paixão Côrtes, o folclorista que pesquisou por 70 anos tradição e dança gaúcha
Paixão Côrtes, o folclorista que pesquisou por 70 anos tradição e dança gaúcha - Arquivo Pessoal

Nascido em Santana do Livramento, fronteira do Rio Grande do Sul com a uruguaia Rivera, começou cedo a trabalhar na Secretaria Estadual da Agricultura. Na mesma época, tornou-se liderança dos estudantes chamados de Grupo dos Oito Piquetes da Tradição —embrião do Movimento Tradicionalista Gaúcho. 

Eram jovens do pós-guerra, que queriam fortalecer os costumes locais frente à pressão cultural americana. Entre eles, estava o escritor Barbosa Lessa. Os dois dedicariam anos às pesquisas folclóricas.

Viajavam aos rincões do estado para reconstituir as danças já quase esquecidas, como pezinho e balaio. Formaram um acervo com milhares de registros. Paixão, porém,se dizia um escrivinhador —aquele que só relata o que vê, não afeito às firulas literárias.

Como radialista, também usava seus programas para dar espaço à cultura popular. E, numa Europa que conhecia o Brasil pelo samba, Paixão passou cinco meses apresentando os passos gaúchos.

Em 1954, virou estátua. Posou para o escultor Antônio Caringi de trajes típicos: tirador, laço, guaiaca, bombacha, lenço, camisa, botas. “O Laçador” gravou sua imagem no imaginário do Sul. Hoje, a estatueta fica próxima ao aeroporto de Porto Alegre. 

Por voto popular, foi escolhido como um dos “20 Gaúchos que Marcaram o Século 20”, entre figuras como Getúlio Vargas, João Goulart, Osvaldo Aranha e Mario Quintana.

Há um ano, após 70 de vida pública, Paixão decidiu dedicar-se à família e à saúde. Morreu no dia 27 de agosto, aos 91, por complicações pós-cirúrgicas. Deixa uma irmã, a mulher, três filhos e cinco netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.