Descrição de chapéu Obituário Regino Carlos Quintella (1926 - 2018)

Mortes: Avô habilidoso e criativo, viveu para a família

Seu Regino usava de engenhosidade para melhorar o seu dia a dia

São Paulo

Após se aposentar, o diretor comercial Regino Quintella dedicou-se aos trabalhos manuais para passar o tempo. Pintou quadros, construiu caixinhas de papelão encapadas com recortes de revistas, construiu porta-chaves.

Pensava em vender as peças, mas acabava sempre dando-as de presente. No dia a dia, seus dotes com ferramentas eram visíveis nas “gambiarras” que fazia em casa. Como uma mesa atravancaria a cozinha, resolveu embuti-la num armário. Na hora da refeição, era só puxá-la.

Regino Carlos Quintella (1926-2018)
Regino Carlos Quintella (1926-2018) - Arquivo pessoal

Habituado com as televisões antigas, cujos botões eram grandes, desenvolveu uma extensão, em um aparelho de LCD, com arame e canudo de plástico para poder ligar e desligar o equipamento mais facilmente —​ele nunca se deu bem com controle remoto.

Nascido em Catanduva (SP), terceiro irmão de um total de quatorze filhos, é um dos típicos casos de retirantes que deixaram a roça sem quase nada na mala para construir a vida na cidade grande, na década de 30. Casou-se em 1950.

Da união com Maria Apparecida, vieram três filhas, sete netos e sete bisnetos.

Quando a filha mais velha ficou viúva e a do meio se divorciou, em 1984, os cinco netos pequenos passaram a viver sob a tutela do avô. Da primeira bicicleta aos cursos de informática e inglês, foi dele a incumbência de educar a turma.

Regino Carlos Quintella (1926-2018), com a mulher, Maria Apparecida
Regino Carlos Quintella (1926-2018), com a mulher, Maria Apparecida - Arquivo pessoal

Na família, sempre que alguém se mudava de casa, era sua função coordenar os trabalhos, que começavam antes da chegada do caminhão e só terminavam quando o último prego fosse afixado na parede. Dizia que quem bate o prego é o martelo, não a mão forte de quem o segurava.

Morreu no dia 12 de setembro, aos 92 anos, vítima de dois acidentes vasculares cerebral (AVC), um dia depois de um irmão mais novo, que estava doente e era atualmente um dos seus principais motivos de preocupação. 

A missa de sétimo dia será realizada nesta terça (18), às 19 horas, na Paróquia São Rafael, na Mooca, a mesma igreja onde se casou há 68 anos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.