Descrição de chapéu Obituário João Marcos Aurore Romão (1953 - 2018)

Mortes: Jornalista, usou rádio para defender direitos humanos

Denunciou o tráfico de mulheres e o ódio racial na Alemanha

Marcos Romão, jornalista e sociólogo, era defensor dos direitos humanos
Marcos Romão, jornalista e sociólogo, era defensor dos direitos humanos - Arquivo Pessoal
Thaiza Pauluze
São Paulo

​​

Formado sociólogo no Brasil, Marcos Romão virou jornalista na Alemanha, mas suas origens ajudam a explicar o ofício que melhor o define: o de militante pelos direitos humanos.

Nascido em Niterói, no Rio, era o único negro numa escola de classe alta --tinha bolsa de estudos.

Também costumava acompanhar os pais no manicômio judiciário, onde trabalhavam. Aprendeu cedo a se impor quando o assunto era bullying e racismo. Aos 16, já era arrimo da família.

Em 1993, participou de ações de proteção aos sobreviventes do Massacre da Candelária, no Rio. E passou ser alvo de perseguição. Aí resolveu se exilar "para não ser alvo de balas nem tão perdidas", dizia. Viveu 20 anos na Alemanha. Lá, tornou-se jornalista ao montar uma rádio online para denunciar o tráfico de mulheres, o ódio racial e outras violências.

Casou-se com a alemã Ortrun Gutke e virou também liderança na luta pela cidadania de brasileiros vivendo no exterior. Num congresso mundial, em 2003, foi porta-voz dos trabalhadores que reivindicavam contar na aposentadoria o tempo de serviço fora do país. A proposta virou parte do acordo entre o então presidente Lula (PT) e a primeira-ministra Angela Merkel.

Há cinco anos, voltou ao Brasil. Fundou aqui a rádio Mamaterra --o estúdio, na sala do seu apartamento, tem dois computadores e microfones. "Não é preciso mais do que isso. É uma volta ao passado. Foi aqui que começamos a luta contra o racismo", dizia.

Em 2017, um câncer que havia tratado anos atrás reapareceu, no fígado. Conseguiu um transplante e saiu da cirurgia com seu bom humor típico: "Alguém pode trazer um javali pra eu comer?". A doença, porém, o vitimou em 3 de agosto, aos 65 anos. O jornalista deixou quatro irmãos, a mulher, quatro filhos e um neto.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.