Descrição de chapéu Obituário Dirceu Gassen (1953 - 2018)

Mortes: Pesquisador, gaúcho deixou a terra cultivar sua vida

Professor tornou-se uma das maiores referências brasileiras em plantio direto

Cleomar Almeida
São Paulo

Aos seis anos, Dirceu Gassen começou a acompanhar o pai na lavoura da família, em Santa Rosa, noroeste do Rio Grande do Sul (RS), onde nasceu e morou até concluir o ensino médio. Gostava de sujar as mãos na terra.

Menino, ia às aulas a cavalo, o Torresmo, dado pelo avô. Aprendeu a falar português só no ensino básico. Até então falava alemão, como os pais. Até a adolescência, não gostava de estudar. O pai chegou a colocá-lo em um internato.

Aos finais de semana, separava um tempo para as partidas de futebol de rua. Foi numa dessas que conheceu a mulher dele, Elaine, que passou de desconhecida da cidade para ser grande apoiadora e incentivadora na vida.

Torcedor fanático do Internacional, era o mais velho de seis irmãos. Com apoio da família, mudou para Passo Fundo, a 268 km de sua cidade natal, para cursar agronomia.

Pegou o canudo aos 24 anos, e começou a converter a paixão da infância pela terra em profundas pesquisas. Fez mestrado na UFRGS na área de entomologia agrícola e cursou controle biológico de pragas na Universidade da Califórnia, nos EUA. Foi pesquisador da Embrapa.

Gassen tornou-se uma das maiores referências brasileiras em plantio direto. Viajou por mais de 30 países para compartilhar o que aprendeu. "A produtividade é o conhecimento acumulado por hectare", dizia ele.
Seu maior apreço, contudo, era disseminar conhecimento em pequenas comunidades rurais e em aulas de pós-graduação.

Fã de fotografias e de músicas clássica e alemã, nunca perdeu dentro de si mesmo o jeito do menino brincalhão. Morreu, aos 65, no último dia 3, em decorrência de câncer. Além da mulher, deixa três filhas.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.