Descrição de chapéu Obituário José Roberto da Silva (1945 - 2018)

Mortes: Professor, criou espaço em casa para dar reforço a alunos

Gostava de trabalhar com jovens, além de reunir estudantes e professores em recitais

José Roberto da Silva, professor, criou espaço em casa para dar reforço a alunos
Professor, José Roberto criou espaço em casa para dar reforço a alunos - Arquivo Pessoal
Ricardo Hiar
São Paulo

Nascido na Bahia, José Roberto da Silva era o caçula entre 12 irmãos. Todos começaram a trabalhar cedo. Ele, mais novo, acabou sendo incentivado a estudar. A mãe dizia para o garoto frequentar a escola que, só assim, se tornaria alguém na vida. Seguindo o conselho, se tornou professor de língua portuguesa e literatura.

Como não ia bem nas disciplinas do ensino regular, José dizia ter feito a escolha para se superar. Acabou descobrindo sua vocação. 

Se casou em Brasília, em 1974, onde passou a viver. Era marido dedicado e pai atencioso. Muitas vezes reunia os filhos no chão da sala, ao som de clássicos da MPB, como Elis Regina, Caetano Veloso e Gilberto Gil. José Roberto também era homem de falar pouco, mas com grande sensibilidade. Levava uma vida modesta, desapegado de bens materiais. 

Com atuação em vários níveis de ensino, gostava mesmo era de trabalhar com jovens. Professor apaixonado pela profissão, motivou e transformou vidas. Se preocupava com aqueles que ensinava, e era comum reunir alunos e professores em sua casa. Não perdia a chance de improvisar recitais e cantorias levadas pelo violão.

Cerca vez, já morando em Goiânia, resolveu criar A Casa de Redação —um espaço improvisado na sua garagem para dar reforço aos estudantes com dificuldade em textos. 

Em 2016 teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral), que o debilitou. Ainda assim queria voltar a lecionar, concluir o mestrado e publicar um livro. Por complicações da doença, não teve tempo. Morreu no dia 26 de julho, aos 73 anos. Deixa a mulher, três filhos e quatro netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.