Descrição de chapéu Obituário Maria de Lourdes Duarte (1917 - 2018)

Mortes: Professora, dedicou a vida ao ensino em Juazeiro (BA)

Com APM, ampliou o relacionamento da família e da comunidade com a escola

Professora Lourdes Duarte, dedicou a vida ao ensino em Juazeiro (BA)
Professora Lourdes Duarte, dedicou a vida ao ensino em Juazeiro (BA) - Arquivo Pessoal
Thaiza Pauluze
São Paulo

Quando criança, Lourdes gostava de brincar de escola. Queria ser a professora da turma e cabia à criançada de Juazeiro, na Bahia, experimentar os primeiros ensinamentos da futura mestra.

Sua cidade, porém, não dispunha de ensino ginasial à época. A opção era a Escola Normal Nossa Senhora Auxiliadora, em Petrolina (PE) —para onde Lourdes ia entre 1931 e 1936, atravessando o rio São Francisco em paquetes.

Logo daria aula no colégio onde se diplomara. Certo dia, um senhor pediu licença e entrou. “Eu sou o inspetor escolar. Vou assistir à aula”, disse.

Naqueles idos, Lourdes não havia sido apresentada à tal figura. Respondeu um “tá bem” e continuou as lições de ciências. Ao final, ele perguntou: “A escola é registrada?”. Ela aventou uma explicação, mas foi interrompida. “Não é possível uma escola dessa não ser registrada! Com poucos dias você vai receber o registro” —seu primeiro reconhecimento.

O primeiro registro profissional, porém, data de anos depois, quando Lourdes passa a exercer o cargo de regente escolar em 1950. Foi ela que fundou a Associação de Pais e Mestres de Juazeiro, que durante 20 anos ampliou o relacionamento entre a escola, a família e a comunidade.

Tinha ainda ações religiosas e voluntariosas, como nas Obras Sociais e Educativas da Diocese de Juazeiro e na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), inclusive após se aposentar, nos anos 1980.

Confessou que, se um dia pudesse retornar à vida, gostaria de nascer de novo em Juazeiro, que, para ela, é o lugar onde “cada vez mais a gente vai assumindo a terra e a terra assumindo a gente”.

A professora Lourdes deixou esta terra no dia 26 de agosto, de forma natural, aos 101 anos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​

Erramos: o texto foi alterado

Diferentemente do que informava a reportagem, Maria de Lourdes Duarte morreu no dia 26 de agosto, e não no dia 25. O texto foi corrigido.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.