Aeronáutica investiga avião da Latam que pousou na pista errada em Guarulhos

O incidente foi considerado grave pelo órgão; companhia diz seguir padrões de segurança

São Paulo

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) abriu investigação para saber por que um avião da Latam pousou na pista errada do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), no dia 26 de setembro. O incidente foi considerado grave pelo órgão.

O Airbus A321 levava 184 passageiros e oito tripulantes no voo LA4627, de Fortaleza até o aeroporto paulista no início da tarde. Só que ao invés de pousar na pista RWY27L (ao lado da base aérea de Guarulhos, usada para aterrissagens), a aeronave pousou na pista 27R (mais próxima do terminal de passageiros, usada para decolagens). Ou seja, o avião pousou na pista usada para decolar.

Agora, o Cenipa investiga se houve erro da tripulação ou do controle de tráfego aéreo —que informa aos pilotos em qual pista a aeronave deverá pousar e monitora sua aproximação.

No caso de Guarulhos, a responsável é a Infraero, que informa, em nota, que "todos os dados relativos à ocorrência foram disponibilizados para a autoridade competente" e que "não foi observado pela torre de controle de Guarulhos qualquer dano à aeronave e ao aeroporto".

A Latam também disse que a "ocorrência está sendo investigada pelas autoridades aeronáuticas competentes". Afirmou, em nota, seguir "os mais elevados padrões de segurança, atendendo rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais".

O órgão da Aeronáutico terá acesso às gravações que mostram a conversa entre a torre e os pilotos. Se for o caso, o órgão emitirá recomendações de segurança, como noticiou o G1.

OUTRO CASO

Na sexta-feira (28), um outro avião Airbus da Latam se envolveu num incidente, no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. O avião subiu em um canteiro lateral e atingiu algumas árvores, enquanto estava sendo rebocado.

A aeronave, modelo A320, estava sendo levada do hangar de manutenção para a posição de embarque do aeroporto, quando parte da fuselagem atingiu uma árvore durante o procedimento de parada.

O avião estava vazio, foi removido e entrará em manutenção, segundo a companhia aérea. Não houve feridos. De acordo com a empresa, o incidente também não impactou as operações da companhia, nem do aeroporto.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.