Descrição de chapéu Agora

Inspirada em Buenos Aires, SP quer ideias para negócios sob viadutos

Chamada pública tem como alvo viadutos Antártica, Pompeia e da Lapa

São Paulo | Agora

A gestão Bruno Covas (PSDB) pretende conceder as áreas sob viadutos para a iniciativa privada. A Prefeitura de São Paulo está pedindo propostas de como explorar comercialmente essas áreas.

O projeto piloto, chamado de PPMI (Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse), tem como alvo três viadutos localizados na zona oeste: Antártica, Pompeia e da Lapa. A cidade possui cerca de 50 viadutos.

O chamamento público, publicado neste sábado (20), vai receber até o dia 5 de dezembro sugestões e ideias de pessoas físicas e empresas “para melhor uso dos baixos de viadutos”.

Segundo a Secretaria de Desestatização e Privatização, que comanda o processo, além da exploração comercial, o projeto também deve prever a manutenção dos acessos públicos e seu aproveitamento, a criação de atividades e eventos gratuitos e a apresentação de soluções para manutenção dos locais que exijam pouco investimento e intervenção nas estruturas dos viadutos.

A prefeitura não sabe informar quais ramos de negócios poderiam se interessar pela ideia, mas baseia o projeto em casos como de Buenos Aires, que reuniu bares e restaurantes de alto padrão sob um viaduto no bairro central de Retiro.

A participação de uma empresa nesta etapa não significa que ela terá obrigação de se inscrever no edital de licitação. O objetivo agora, diz a prefeitura, é pedir “contribuições ao setor privado”.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.