Descrição de chapéu Obituário JOSÉ RAIMUNDO DA SILVA (1956 - 2018)

Mortes: Ator e dançarino, dedicou 40 anos à arte em Natal (RN)

Zezo Silva se especializou no transformismo, sendo Ney Matogrosso e Elba Ramalho

Thaiza Pauluze
São Paulo

Professora, a mãe de Zezo tinha veia artística. Tocava bandolim e violão, cantava, pintava, desenhava, bordava e gostava de representar em casa com os filhos. Dos seis irmãos, foi ele, o caçula, quem se dedicou às artes.

Nascido José Raimundo da Silva em Feira de Santana, na Bahia, se mudou com cinco anos para Natal, no Rio Grande do Norte. Foi lá que, já Zezo Silva, virou ator e dançarino. Com apoio da mãe e do pai dono de uma pequena fábrica de calçados, se destacou em várias peças infantis quando criança. Ainda jovem, estudou balé no corpo de baile do teatro Alberto Maranhão.

Mais tarde seria ele o rosto de peças de Ariano Suassuna na cidade, como "Alto da Compadecida" e "O Santo e a Porca". Também se especializou no transformismo, sendo Ney Matogrosso e Elba Ramalho suas mais conhecidas performances. Logo tornou-se professor de balé e criou musicais como "Elas por Ele" e "Cabaret" —seu último trabalho, o espetáculo viajou várias cidades do estado, além da Paraíba, Pernambuco e Ceará e ainda está em cartaz. 

Além de representar e dançar, Zezo costurava e bordava como poucos. Os figurinos das apresentações de balé e das escolas de samba da região eram criados e confeccionados por ele. Também vestiu misses por várias gerações. No Carnaval, era uma das atrações do Baile das Kengas. 

Fora dos palcos, foi pessoa de hábitos simples, diz o irmão Reinaldo Serafim da Silva. Não dispensava uma boa peça, filme, música ou leitura, acompanhado do seu conhaque —de longe, a bebida preferida. Católico, flertava com espiritismo e umbanda. Também sempre fez questão de manter por perto Tereza, ou Teco para os íntimos, a babá que lhe cuidou desde recém-nascido e permaneceu ao seu lado até morrer, há dois anos. 

O ator e bailarino nunca casou e não deixou filhos. Após 40 anos de carreira, seu sonho era ser proprietário de uma casa de espetáculos. Não conseguiu realizar. Zezo morreu no dia 5 de outubro, aos 62, vítima de um assassinato ainda não esclarecido em Natal. Deixou cinco irmãos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.