Descrição de chapéu Obituário EDMUNDO MAGNO DA SILVA LEMOS (1942 - 2018)

Mortes: Jornalista devoto de Nossa Senhora Aparecida e Ilhéus

Edmundo Lemos foi um dos pioneiros do jornalismo de turismo

Thaiza Pauluze
São Paulo

Mesmo vivendo na capital baiana, Edmundo não escondia a paixão especial por uma cidade distante 310 km de Salvador. O jornalista era entusiasta do patrimônio histórico, cultural e da vocação turística de Ilhéus.

Jornalista, Edmundo Lemos era devoto de Nossa Senhora Aparecida e de Ilhéus --cidade que amava
Jornalista, Edmundo Lemos era devoto de Nossa Senhora Aparecida e de Ilhéus, cidade que amava - Arquivo Pessoal

Quando a área ainda não tinha destaque na economia local, ele foi um dos pioneiros do jornalismo de turismo. Isso bem antes de presidir o Conselho Baiano de Turismo e a Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo) do estado.

Edmundo iniciara a carreira nos Diários Associados dos anos 1950, escrevendo outras pautas. Assinou coluna sobre cinema e outras tantas colunas sociais, em incontáveis publicações. Mais tarde seria redator de noticiário da rádio Excelsior da Bahia e diretor da rádio Manchete no estado.

Como seu nome diz, ele era do mundo. Fazia questão de viajar e de fotografar o que via —esta, sua outra paixão. Com a elegância que lhe era típica e o bom humor costumeiro, amealhou amigos por onde passou. Recebia todos em festas, almoços, jantares.

Nascido numa família de 11 irmãos, de pai comerciante e mãe dona de casa, Edmundo aprendeu a defender com vigor seus posicionamentos. Talvez por isso tenha sido ele integrante por várias gerações da diretoria do sindicato dos jornalistas no estado, o Sinjorba, e da comissão local de ética dos jornalistas.

Quando já dava por encerrada a carreira de cinco décadas, foi finalmente morar em Ilhéus, seu antigo sonho. Dizia querer morrer lá, conta a irmã Mara.

Além de isso ter ocorrido, outro objeto de sua admiração teve relação com a sua partida. O jornalista morreu na cidade em 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, de quem era devoto. Aos 75 anos, foi vítima de um câncer de próstata. Deixou seis irmãos e muitos sobrinhos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.