Descrição de chapéu Obituário Luiz Roberto de Barros Santos (1948 - 2018)

Mortes: Membro da Opus Dei, era professor na periferia de SP

Muito devoto, o paulistano virou celibatário convicto e se dedicava a trabalhos voluntários

Luiz Roberto era membro do Opus Dei e professor na periferia de SP
Luiz Roberto era membro do Opus Dei e professor na periferia de SP - Arquivo Pessoal
Thaiza Pauluze
São Paulo

Quem visse o menino Luiz Roberto na infância de classe média em bairro nobre da capital paulista ou na juventude dando trote nos novos calouros no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano (ABC paulista), não diria que, mais tarde, ele dedicaria a vida à religião e ao voluntariado. 

É que, naqueles anos 1970, o filho de professor universitário era mais um aluno decidido a ser engenheiro eletrônico —em tempos de vacas magras na família, com o pai com dificuldade de mantê-lo na faculdade, era questão de honra passar de ano e com mérito. Só que, formado, ele não fez questão de exercer a profissão.

Nessa época, junto ao jurista e professor emérito da Universidade Mackenzie Ives Gandra Martins, de quem era tido como um filho, colaborou no desenvolvimento da escola de direito CEU (Centro de Extensão Universitária). Pela instituição, passaram muitos operadores do direito e conhecidos professores, juízes, desembargadores e ministros. 

Ives Gandra já fazia parte do Opus Dei (prelazia da Igreja Católica com viés conservador). E foi esse o caminho que Luiz Roberto seguiu. Quando Josemaria Escrivá, o espanhol fundador da ordem, veio ao Brasil, Luiz Roberto o acompanhou. Ter convivido com quem criou a Opus Dei e seria canonizado anos depois era o que considerava mais marcante na sua vida, conta o amigo de longa data Wilson Roberto Gava.

Muito devoto, o paulistano virou celibatário convicto (mesmo que a prelazia não obrigue). Dedicava-se exclusivamente aos trabalhos da religião. Formou-se também em letras para dar aulas no Ceap (Centro Educacional Assistencial Profissionalizante Pedreira), num bairro periférico da zona sul da capital. Tendo

Luiz Roberto como um dos idealizadores, a escola oferece educação a jovens de baixo poder aquisitivo.
Era essa a missão da sua vida, dizia. Morreu no dia 11 de outubro, aos 69 anos, em decorrência de um câncer na pleura. Deixou duas irmãs.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.