Descrição de chapéu Obituário Luimar Narciso Staben (1948 - 2018)

Mortes: Papai Noel por 17 anos, era ícone natalino em Curitiba

Atividade que começou por acaso tornou-se tradição na vida do paranaense

Nos últimos 17 anos, em todo fim de ano, Luimar Narciso Staben, o Fubá, trabalhava seis horas por dia, de terça a domingo, como o Papai Noel do Shopping Mueller, em Curitiba. 

Com sua barba branca, olhos azuis e jeito carinhoso com crianças, não demorou para que se tornasse figura marcante no Natal curitibano e recebesse convites para diversos eventos beneficentes.

Staben começou como ator de Papai Noel por acaso, quando foi cortar o cabelo e um colega reparou nas semelhanças que o homem, nos seus 50 anos à época, tinha com a figura nórdica natalina. Da participação em pequenos eventos, nasceu o bico que ele faria pela próxima década e meia.

O filho Marcelo conta que a família só soube o quanto o pai era querido pela comunidade quando foi divulgada a notícia do falecimento, no dia 19 de setembro, decorrido de um AVC. Desconhecidos enviaram coroas de flores ao velório e dezenas de homenagens foram feitas nas redes sociais.

Em uma publicação, há várias fotografias feitas ao longo dos anos de um mesmo garoto sentado junto a Luimar vestido de Papai Noel. "Ele esteve presente em muitos momentos especiais e sempre trouxe alegria para o nosso fim de ano", lê-se na legenda.

"A imagem que eu tenho dele é como Papai Noel, indo fazer as visitas", afirma Marcelo, que costumava acompanhar o pai para entregar presentes nas casas das famílias do bairro. A princípio, ele não gostava de tirar caixas embrulhadas do porta-malas e entregá-las a desconhecidos, mas logo entendeu a responsabilidade. "Você começa a ver a necessidade e ingenuidade das crianças e passar a amar isso", diz. 

Luimar Narciso Staben deixa a esposa, Tereza, com quem faria bodas de ouro em janeiro, os filhos Marcelo e Gisele, netos e bisnetos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.