Descrição de chapéu Obituário Erna Hubler Flor (1943 - 2018)

Mortes: Professora carismática, não tinha medo de recomeçar

Trajetória da professora gaúcha tem capítulos em várias regiões do Brasil e do mundo

Ricardo Hiar
São Paulo

​A trajetória da professora gaúcha Erna Hubler Flor tem capítulos escritos em várias regiões do Brasil e do exterior. Quem a conheceu sabe que, além de ser uma pessoa carismática e comunicativa, ela não tinha medo de recomeçar a vida. Fez isso muitas vezes ao lado do marido Elmer, com quem casou em 1966 e conviveu durante mais de meio século.


Os dois se conheceram na igreja luterana, religião que Erna praticou por toda a vida. Foi devido à igreja que o casal mudou de endereço algumas vezes. Elmer foi pastor e eles viveram no interior do Paraná e do Rio Grande do Sul. Já com os filhos adultos, moraram sete anos na África do Sul.

“Ela era polivalente e sabia recomeçar, se adaptava muito bem à novas situações e gostava de desafios”, diz a filha Ana.

Natural de Porto Alegre (RS), Erna prezava muito a educação e adorava aprender e ensinar. Não à toa se tornou professora de literatura e português. Conseguiu concluir o curso de letras mesmo em meio a uma rotina intensa e quatro gestações  —a filha caçula nasceu pouco antes dela se formar. Graduada, além de professora da rede pública, atuou como diretora de escola por dez anos. 

Tinha uma frase que não cansava de repetir: “quer falar bem? Escreva. Quer escrever bem? Leia.” E falar não era problema para Erna. “Ela não passava batido por onde andava. Puxava conversa com todo mundo. Algumas pessoas brincavam dizendo que os filhos dela demoraram a falar porque ela não dava oportunidade”, afirma Ana.

Após se aposentar, a professora ainda passou uma temporada trabalhando no cartório do filho no interior paulista. Também viajou bastante e, mesmo morando longe de alguns, fazia questão de estar sempre perto dos familiares.

O plano de novas viagens foi interrompido no dia 16 de outubro. Erna morreu devido a uma infecção pulmonar, aos 75 anos. Deixa o marido, quatro filhos e dois netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.