Mortes violentas têm maioria das vítimas sob efeito de álcool ou drogas

Dados aparecem em estudo da USP que analisou vítimas na cidade de São Paulo

Fabrício Lobel
São Paulo

Na maioria das mortes violentas ocorridas na cidade de São Paulo a vítima consumiu álcool ou drogas momentos antes do óbito, revela recente estudo da Faculdade de Medicina da USP.

Os testes foram feitos nos Institutos Médicos Legais da cidade de São Paulo em 2014 e 2015. As vítimas são adultos que foram feridos fatalmente ou tiveram morte súbita, inesperada ou violenta.

Briga em bar termina com morto em SP - Ronaldo Silva - 5.jul.18/Futura Press/Folhapress

Segundo a legislação, essas mortes já são obrigatoriamente submetidas a uma autópsia. Nos exames, porém, nem sempre são feitos testes toxicológicos, que podem apontar o consumo de álcool ou de drogas pela vítima horas antes de sua morte.

Esse é justamente o foco da pesquisa tocada pela USP, com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Ela analisou amostras de sangue de 365 vítimas, que representam estatisticamente a população adulta da capital paulista.

A maior parte delas (26%) é de casos de homicídios, seguidos por acidentes de trânsito (20%) e suicídio (10%).

Ao levar as amostras ao laboratório, a pesquisa identificou indícios de uso de drogas ou álcool em 55% dos casos —em 13% deles, as amostras indicaram traços de álcool e drogas combinados.

Segundo Gabriel Andreuccetti, um dos responsáveis pela pesquisa, o alto índice de presença dessas substâncias foi uma surpresa, ainda mais se comparado a outros países.

Para ele, não é possível dizer que em todos os casos o álcool e a droga foram determinante para a morte. 
Mas entender essa correlação é a base para a tomada de políticas públicas que possam frear mortes que poderiam ser evitadas.

“Mortes intencionais ou acidentais são permeadas de inúmeros fatores contribuintes. Mas ter uma estimativa de quantas pessoas estão sob efeito de drogas no momento em que elas morrem é extremamente relevante, sob o ponto de vista da saúde pública. Você começa a ter ideia da influência dessas substâncias nas mortes”, diz Andreuccetti.

Álcool é o mais recorrente

Olhando isoladamente para cada uma das substâncias, o álcool é o mais recorrente, em 30% dos casos analisados. A cocaína aparece em segundo lugar, com 22% das ocorrências. Depois, vem a maconha, em 14% das vezes, e benzodiazepínicos (remédios calmantes) em 12% dos casos.

Descartados os casos de intoxicação e envenenamento, o tipo de morte onde mais se encontrou vestígios de álcool ou drogas foi entre as vítimas de homicídios, com presença dessas substâncias em 60% dos casos.

Entre vítimas de homicídio, há também grande aumento da presença de cocaína (a proporção passa de 22%, no universo total, para 31%). Ainda assim, nesse tipo de morte, a presença de álcool continua sendo a mais alta: 35%.

O álcool também tem forte aumento na presença entre as vítimas de acidentes de trânsito (passando de 30% no cenário geral, para 43%).

Já entre os casos de suicídio, o álcool teve a sua menor presença (14% das vezes). Enquanto isso, remédios benzodiazepínicos tiveram forte alta, chegando a 18% dos casos.

Outra conclusão do estudo é de que a presença de droga lícitas e ilícitas chega a ser 3,2 maior entre homens do que entre mulheres que sofreram mortes violentas.

Pela análise da idade, se percebe que adultos com mais de 30 anos são mais propensos a morrerem tendo consumido apenas álcool. Já entre os mais jovens, há maior prevalência da combinação de álcool e outras drogas.

Andreuccetti explica que o efeito do álcool e das drogas entre as vítimas de acidentes de trânsito é mais fácil de ser compreendido. Já entre as vítimas de homicídios, o alto uso dessas substâncias pode ser explicado pela maior exposição das pessoas a situações de risco. "Existe uma tese internacional de que pessoas sob efeito de drogas ou álcool podem precipitar situações de maior risco."

Um exemplo é alguém morto estando sob efeito de álcool. É possível que o seu agressor estando no mesmo ambiente também estivesse embriagado. "Uma discussão comum no bar é escalonada de tal maneira que os efeitos são exagerados. Essa relação entre as pessoas acaba precipitando uma situação de risco". 

Zila Sanchez, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp, concorda com a análise. "Substâncias psicotrópicas têm o efeito farmacológico de diminuir nossa capacidade de tomar decisões que nos protejam. Essas pessoas estão mais expostas a episódios de violência", comenta.

"Haverá quem diga que as pessoas morreram por estarem em áreas inseguras para procurar as drogas. Mas eu acredito que a maior relação seja mesmo do efeito farmacológico das drogas, da diminuição da percepção de risco e aumento da agressividade".

Zila cita ainda o estudo recente publicado no periódico científico The Lancet que aponta que o Brasil é o país onde o consumo de álcool e drogas é o fator de maior preponderância para mortes precoces e diminuição da vida útil.

No caso das mortes no trânsito, Zila diz que o Brasil tem uma boa política de combate à mistura de direção com álcool e outras substâncias, mas que o país falha em colocá-la em prática. "Claramente, a política não tem sido executada de maneira satisfatória e não tem gerado o efeito esperado e que vemos em outros países. Isso é um sinal de alerta."

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.