Tempo em SP muda com passagem de frente fria e há risco de temporais

Dia começa quente, mas a previsão é de queda nas temperaturas à noite

Tempo nublado e chuvoso derrubou as temperaturas em São Paulo
Tempo nublado e chuvoso causou queda nas temperaturas em São Paulo - Reprodução
São Paulo

Apesar de esta quinta-feira (18) ter começado com calor e com sol em grande parte de São Paulo, a aproximação de uma frente fria deve mudar o clima entre o fim da tarde e o início da noite.

Segundo o Climatempo, várias regiões da cidade podem registrar temporais, semelhantes aos que ocorreram nesta quarta e que deixaram mais de 50 pontos de alagamentos e causaram a queda de 52 árvores na capital paulista. Em Ribeirão Preto, por exemplo, 179 pessoas ficaram desalojadas.

De acordo com o instituto de pesquisa, com o aumento do volume de chuvas a tendência é de que as temperaturas continuem mais baixas nos próximos dias, principalmente na sexta (19), quando ocorrerá a passagem da frente fria por São Paulo. No momento o fenômeno atravessa áreas do Sul do país.

Enquanto na terça os termômetros ultrapassaram os 30ºC, nesta quinta a máxima fica em 29ºC e, na sexta, em 23ºC. Além das fortes chuvas, pode haver rajadas de vento em várias áreas da cidade.

No sábado e no domingo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as chuvas diminuem, mas os ventos persistem moderados, com eventuais rajadas. Em áreas do litoral e dos extremos norte e oeste do estado, a previsão é de chuva de moderada intensidade, especialmente no sábado.

As chuvas desta semana confirmam as previsões iniciais para o mês de outubro, que apontavam um aumento no índice pluviométrico.

Até a semana passada a cidade havia atingido 32% das chuvas previstas para todo o mês em uma semana. Na quarta a chuva apresentou variação em diversas regiões. Enquanto no Jabaquara e na Vila Formosa tinha chovido em média 62 milímetros, em Santo Amaro caiu o equivalente a 46,2 milímetros até o início da noite.

Apesar disso, o déficit de chuvas acumulado desde janeiro chega a 370 milímetros. Esse total equivale a chuvas que deveriam cair entre os meses de março e maio, de acordo com uma média histórica calculada pelo Inmet.

Essa previsão é baseada nas médias climatológicas entre os anos de 1981 e 2000, que ajudam a estabelecer as características do clima para cada período do ano.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.