Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Após crítica de Bolsonaro, futuro ministro da Saúde nega 'OAB para médicos'

Luiz Henrique Mandetta disse que irá defender certificação periódica de profissionais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro e Brasília

Após receber críticas de Jair Bolsonaro (PSL), o futuro ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, negou que seja favorável a um exame nos moldes de uma OAB para médicos. Disse, contudo, que na sua gestão irá defender um modelo de certificação a profissionais em atividade.

Neste domingo (25), Bolsonaro desautorizou proposta de Mandetta para aplicar a médicos formados exames de certificação do diploma, semelhante ao que ocorre com advogados.

“Sou contra”, disse Bolsonaro, em rápida entrevista após deixar a Escola de Educação Física do Exército, onde participou de cerimônia neste domingo (25).

O presidente eleito criticou o exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que é aplicado aos recém-formados em direito, ao dizer que cria “boys de luxo” para escritórios de advocacia.

Luiz Henrique Mandetta em discurso no plenário da câmara - Democratas/Divulgação

Em entrevista ao jornal O Globo, Mandetta havia proposto o exame para médicos. “As pessoas falam que, se for colocar uma prova para saber se o cara sabe medicina ou não, seria só para o cara de fora. E o médico brasileiro? Eu sou favorável que o médico brasileiro também faça”, afirmou, ao sugerir que o futuro governo levasse a proposta ao Congresso.

Para Mandetta, o ideal é que país passe a adotar um modelo de cobrança e certificação para que os médicos em atividade confirmem sua atualização e qualificação para atuar em algumas áreas.

“Depois de 15, 20, 25 anos, não vamos cobrar nada do indivíduo? É nesse ponto que vamos ter que avançar. Vamos ter que fiscalizar e dizer aos médicos que tem obrigação de ter xis horas [de atualização e capacitação continuada]. Às vezes não é nem prova, é participação em congresso, assinatura de revista indexada, participação em publicação”, disse em entrevista à Folha neste domingo.

Ele cita exemplo de países como os Estados Unidos, o qual, segundo o ministro, é baseado em um comitê de educação continuada. 

Para Mandetta, o Brasil tem muitos médicos capacitados, mas também profissional “que não compra livro, que não vai a congresso nem faz atualizações”. 

“Tenho colegas que me falam ‘eu parei, faço só exames de vista, fechei o consultório’. Mas se ele decidir voltar e começar a fazer cirurgia... Mesmo com 30 anos atendendo burocracia, ele pode fazer uma cirurgia, não tem nada que o impeça. É nesse ponto que a sociedade brasileira vai ter que decidir como vai monitorar isso aí”, afirma.

Ele afirma que deve levar um projeto ao Congresso sobre o tema. O motivo é o aumento no número de médicos no país.

Questionado sobre a proposta de um exame de proficiência para recém-formados,  Mandetta diz que essa não seria a solução.

“É um tipo de prova que não acrescenta nada a sociedade”, avalia. A medida, porém, tem sido defendida por entidades médicas diante do aumento na abertura de cursos de medicina no país e é alvo de projetos de lei em tramitação no Congresso.

Para ele, o ideal seria exigir uma certificação da universidade do que do aluno. “Esses alunos já fazem prova de residência dificílima. Vamos botar uma prova a mais?”, questiona.

Deputado federal pelo DEM de Mato Grosso do Sul, Mandetta foi indicado para o ministério com apoio da bancada da Saúde no Congresso. Seu nome foi confirmado pelo presidente eleito na última terça (20).

Ele vai assumir com a missão de resolver problema de falta de médicos em municípios que eram atendidos por profissionais de Cuba. Os cubanos começaram a deixar o país na última quinta (22) após rompimento do governo cubano com o programa Mais Médicos.

Na última semana, o futuro ministro criticou o programa e disse que era "muito mais convênio de Cuba e PT"

Na entrevista ao O Globo, ele disse que o governo Bolsonaro vai propor a criação de uma carreira para levar saúde a locais de difícil provimento. Defendeu ainda a mudança do programa para Mais Saúde, pois o atual negligência outros profissionais necessários, como enfermeiros e fisioterapeutas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.