Chuva recorde deixa três mortes após alagamentos em Belo Horizonte

Garota foi arrastada ao cair em galeria fluvial e mulher e criança morreram dentro de carro

Carolina Linhares
Belo Horizonte

Uma forte chuva no final da tarde de quinta-feira (15) em Belo Horizonte deixou três mortos devido a enchentes na região norte da cidade. 

A chuva formou uma correnteza na região das avenidas Vilarinho e Cristiano Machado, arrastando dez carros. 

Um carro com duas pessoas, uma mulher de 45 anos e uma criança de dez (supostamente mãe e filha) foi arrastado até a linha férrea do metrô na parte inferior do Shopping Estação. As duas morreram afogadas e a operação do metrô foi suspensa. 

A terceira vítima, que teve o corpo localizado somente na tarde desta sexta (16), também ficou isolada dentro de um carro em uma enchente na avenida Álvaro Camargos, na região norte. 

A roda dianteira do carro ficou presa em um buraco de galeria de água, cuja tampa foi retirada pela correnteza formada pela inundação no local. 

Ao sair do carro, a passageira Anna Luísa Fernandes de Paiva Maria, 16, caiu no buraco da galeria de água e foi arrastada pela correnteza. Seu namorado, que dirigia o veículo, conseguiu sair do carro sem complicações. 

Um bombeiro que estava no local no momento da inundação tentou resgatar a adolescente, mas não conseguiu. O próprio militar precisou da ajuda dos colegas para que não fosse arrastado. O corpo foi encontra dentro do córrego Vilarinho. 

Nesta manhã, um corpo de um homem foi encontrado na Ocupação Vitória, entre Belo Horizonte e Santa Luzia. Segundo os bombeiros, ele estava embriagado e se afogou ao atravessar um córrego, mas o caso não foi diretamente relacionado à chuva do dia anterior. 

De acordo com a Defesa Civil, a quinta foi o dia mais chuvoso do ano em BH: foram 514,8 mm de chuvas. A média da cidade em novembro é 239,8 mm segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia ). 

A região mais afetada foi a avenida Vilarinho, em Venda Nova, onde pessoas ficaram ilhadas e os bombeiros usaram barcos no resgate. A estação Vilarinho, que integra ônibus e metrô, ficou alagada. 

Nesta sexta, os serviços de limpeza da prefeitura retiraram 160 toneladas de lama e entulho da estação. Foram utilizados seis caminhões-pipas e cinco caminhões hidrojatos, 69 garis, 72 operadores braçais, cinco retro escavadeiras e oito caminhões basculantes.

Entre 12h30 de quinta e 13 de sexta, a Defesa Civil registrou 39 alagamentos, 12 enchentes ou inundações, dois desabamentos parciais de muros, um desabamento parcial de residência, um desabamento de telhado, um deslizamento de encosta e três quedas de árvores.

Em março deste ano, reportagem da Folha mostrava como os governos no Brasil estão despreparados para lidar com episódios meteorológicos extremos e desastres naturais cada vez mais frequentes. Desde 2000, desastres naturais já deslocaram 6,4 milhões de brasileiros de suas casas. 

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.