Curso sobre filosofia inspirado em 'Merlí' começa sua 2ª temporada

Renato Janine Ribeiro ministra as aulas na Casa do Saber em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Começa nesta quarta-feira (28) a “segunda temporada” de Merlí: Filosofia Para a Vida. Não se trata da série disponível na Netflix, mas do curso conduzido pelo ex-ministro da Educação e professor de ética e filosofia política na USP, Renato Janine Ribeiro.

Ministrado na Casa do Saber, em São Paulo, o curso discutirá em três encontros questões cotidianas e como filósofos, dos pré-socráticos aos contemporâneos, podem ajudar na compreensão e transformação da realidade.

As discussões tomam por base o seriado espanhol que se transformou em sucesso e que trata dessas questões a partir das experiências ficcionais de Merlí Bergeron, um professor de filosofia que leva a seus alunos o pensamento de filósofos como Aristóteles, Sócrates e Freud.

Longe de ser incompreendido por seus alunos, Merlí usa a filosofia para tratar de temas da atualidade e até para ajudar os adolescentes a encararem os problemas cotidianos. Se a série tem três temporadas, o curso na Casa do Saber começa agora a sua segunda “temporada” de aulas. Os encontros ocorrerão em três quartas-feiras consecutivas —28 de novembro, 5 e 12 de dezembro, das 19h às 22h.

O curso pode ser feito presencialmente, em São Paulo, ou pela internet.Sempre antes do início das discussões, um capítulo da série será exibido. Os temas das aulas serão os seguintes:

28.nov. A educação é para a vida. O que mudar na escola como existe hoje? Sexo e amor, jovens e adultos - com exibição de "Adam Smith" (Merlí, 3ª temporada, episódio 2)

5.dez. O sentido da vida, qual seria? Por que Camus diz que a grande questão filosófica é a do suicídio? – com exibição de "Camus" (Merlí, 3ª temporada, episódio 3)

12.dez. O perdão. Todos podem melhorar suas vidas? O amor e suas formas – com exibição de "Hannah Arendt" (Merlí, 3ª temporada, episódio 5).


MERLÍ: FILOSOFIA PARA A VIDA

Preço: 3 x R$ 185

Quando: Às quartas, em 28.nov (hoje), 5.dez e 12.dez

Local: Casa do Saber São Paulo, r. Mario Ferraz, 414, Jardim Paulistano

Inscrições: casadosaber.com.br/sp/

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.