Homem é preso sob suspeita de estupro no Parque Villa-Lobos, em SP

Agressor foi reconhecido por uma das vítimas; crime ocorreu na sexta-feira (2)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Placa de box onde se vendia alimentos no Parque Villa Lobos
Homem foi preso no mesmo parque, no dia seguinte ao crime - Folhapress
São Paulo

Um homem de 29 anos foi preso temporariamente sob suspeita de ter estuprado duas jovens na tarde de sexta (2) no parque Villa-Lobos, em Alto de Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O crime ocorreu no final da tarde, próximo ao horário de fechamento do parque, que é administrado pelo governo Márcio França (PSB). 

Uma das vítimas, uma estudante de 17 anos, voltou ao parque no dia seguinte ao crime e, acompanhada de um segurança, encontrou o suspeito no mesmo local onde fora abordada por ele. André Ribeiro da Silva, 29, que trabalha como operador de empilhadeira, foi preso e, segundo a polícia, confessou os crimes.

Era a primeira vez que a jovem e a amiga, uma vendedora de 21 anos, visitavam o parque. “Chegamos [por volta das 14h] para fazer um piquenique”, disse a vendedora.

Por volta das 18h, quando elas passeavam por uma área de trilhas do parque, Silva surgiu, segundo ela. “Ele sacou uma arma. Disse que era ‘guarda’ do parque e falou para a gente entrar no mato. Pensei que era um assalto”, disse. 

O criminoso levou as vítimas até um ponto isolado, em meio a moitas, e obrigou as duas a tirarem as roupas. “Ele falou que caso a gente gritasse, nos mataria”, contou. 

Segundo ela, o operador abusou das duas por cerca de 40 minutos. Após os estupros, mandou as vítimas correrem, “sem olhar para trás”. “Antes, ele gritou que esse é o Brasil que ele queria e nos xingou”, disse.

A vendedora afirma que as duas procuraram a segurança do parque e avisaram sobre o crime, mas o suspeito não foi encontrado. Elas foram para o 14º DP (Pinheiros) e em seguida ao Hospital das Clínicas, onde receberam um primeiro atendimento.

No dia seguinte, a estudante voltou ao parque com a irmã e o cunhado. Eles ficaram no local das 14h às 18h, quando foram para área da trilha. “E não é que ela [estudante] viu no mesmo lugar e horário o estuprador?”, disse a vendedora. 

A segurança do parque foi acionada e o suspeito, detido. A prisão temporária dele, de 30 dias, foi determinada pela Justiça. Com ele, a polícia encontrou uma pistola de brinquedo.

À TV Record, o homem disse que “quis aproveitar a situação” e que “não conseguiu se segurar”. A família de Silva afirmou nesta segunda (5) que nenhum advogado havia assumido a defesa dele. De acordo com a polícia, ele admitiu, em depoimento, ter estuprado as duas jovens e ter usado o revólver de brinquedo para ameaçá-las. A Polícia Civil afirmou que vai pedir que a prisão temporária dele seja convertida para preventiva.

Moradores das imediações já vinham cobrando mais segurança devido a episódios de violência na região.

Segundo Arlínea Arruda Botelho, 43, que mora na região próxima ao Villa-Lobos e faz parte do Conselho Gestor do parque, há pelo menos dois anos existem reclamações por furtos ocorridos no local.

Ela afirma que, aos finais de semana, quando o público do local é de cerca de 70 mil pessoas, chegam a ser registradas mais de dez ocorrências por furto de bicicletas.

Em setembro, moradores tiveram uma reunião com a Subprefeitura de Pinheiros na qual pediram providências também ao município.

“É uma grande preocupação a segurança ali, principalmente agora que vai chegando o verão, porque o público triplica. O que a gente pediu, quando solicitamos uma Operação Delegada [um tipo de bico oficial da PM em parceria com a prefeitura], foi policiais trabalhando dentro do parque, principalmente nos finais de semana”, diz Arlínea.

Em fevereiro do ano passado, sob a gestão do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), o estacionamento passou a ser cobrado no Villa-Lobos. Na época, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente disse em nota que pretendia aumentar a segurança e melhorar o atendimento.

Segundo a pasta, o parque tem contrato terceirizado com equipe de vigilância, que conta com 35 postos diurnos e 16 noturnos. Quatro deles realizam a função de ronda, percorrendo a área de bicicleta.

A secretaria afirma que deve começar ainda este mês uma parceria com a Secretaria da Segurança Pública para ampliar a segurança no Villa-Lobos e em outros parques. As ações incluem rondas de equipes da Polícia Militar e Ambiental e ação de equipes da Rocam.

A Subprefeitura de Pinheiros disse por meio de nota que recebeu uma solicitação de moradores da região para a ampliação da Operação Delegada para o parque Villa-Lobos, mas que a administração do local é de responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. 

“Ainda assim, a Subprefeitura Pinheiros levará o assunto à próxima reunião com a Polícia Militar, para reforçar a preocupação dos moradores quanto à segurança na região”, disse a pasta municipal.

A Secretaria da Segurança Pública afirmou “que são feitos ajustes” entre a pasta e a administração do parque para que câmeras sejam instaladas no local, sem informar quando. Acrescentou que o comando da PM “já reavaliou estratégias, reforçando o policiamento no parque”. 

Com Agora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.