Descrição de chapéu Obituário Nsuka Isabel Destino Justino (1987 - 2018)

Mortes: Angolana amorosa ensinava os filhos a não devolver o mal

Imigrante fazia formação como missionária em Goiás com o marido

Paulo Gomes
São Paulo

Na língua quicongo, falada em países da África Central, Nsuka é o nome dado ao último filho de um casal. Sem gênero, a palavra significa que se trata de um caçula.

A angolana Nsuka Isabel, no caso, até teve irmãos mais novos. É que seu nome era em homenagem a uma avó. Nascida na capital Luanda, cresceu em Cacuaco, na periferia.

 

Como tinha muitos irmãos e a família tinha dificuldades para custear o estudo de todos, por vezes a mensalidade das meninas deixava de ser paga. Aquilo chateava Isabel, que passou a vender pães para terminar os estudos.

Concluiu o ensino médio como técnica em pedagogia e trabalhou como educadora em escolas particulares locais, mas sua incumbência seria relacionada à religião. Na Igreja Batista de Angola conheceu Simão João, com quem se casou e teve duas filhas ainda na África, antes de decidirem vir ao Brasil para se formarem como missionários.

A fé era uma questão forte em Isabel. Para educar os filhos, contava histórias bíblicas. A preferida era sobre não combater o mal com o mal, mas fazer bem ao próximo.

A família se estabeleceu em Jacutinga (MG) há seis anos e em 2015 foi para Vianópolis, em Goiás. Neste ano, mudaram-se para Anápolis.

Segundo o marido, ela era uma mulher muito amável e de sorriso cativante. Queria cursar enfermagem para utilizar os conhecimentos como missionária quando voltassem para Angola, após o período de capacitação.

No dia 3, após dar à luz o último filho, morreu em decorrência de hemorragia --o menino foi nomeado em homenagem a ela. Deixa o marido Simão, com quem completaria dez anos de casada na próxima quarta (14), os pais, seis irmãos e os filhos Makubikua Ruth, Albertina Kiesse, Yoani Edmilson e o recém-nascido Nsuka Asaf.

Após uma campanha para arrecadar fundos que contou com o apoio da imprensa e da comunidade evangélica local, Simão e os filhos viajam neste sábado (10) para o país natal, onde na segunda (12) ocorre a cerimônia de despedida de Isabel, em Cacuaco.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.