Descrição de chapéu Obituário Carlos Augusto Nicéas de Almeida (1940 - 2018)

Mortes: Autêntico, lutou por ideais e foi referência na psicanálise

Com exílio na França, iniciou trajetória na psicanálise com especialização no exterior

O médico Carlos Augusto Nicéas, que ajudou na criação da Escola Brasileira de Psicanálise
O médico Carlos Augusto Nicéas, que ajudou na criação da Escola Brasileira de Psicanálise - Arquivo Pessoal
Ricardo Hiar
São Paulo

Num dos últimos congressos em que foi palestrante, o médico psicanalista Carlos Augusto Nicéas encerrou sua fala e continuou no palco. Surpreendendo a plateia, fez um dueto com um amigo para cantar a música francesa "Ne me quitte pas". 

Nicéas, que adorava cantar e dançar, prezava sua liberdade e dizia fazer o que tinha vontade. "Ele era muito antenado e sabia quais eram os hits do momento, do clássico ao popular", diz a sobrinha Ana.

Carismático e muito comunicativo, conseguia dialogar com pessoas de todas as idades.

Crítico da ditadura militar, o médico acabou exilado na França na década de 1960, mas aproveitou o tempo no exterior para fazer uma especialização em psicanálise. Este seria o início da trajetória de estudo e dedicação à área. De volta ao Brasil, ajudou a criar a Escola Brasileira de Psicanálise.

O médico Carlos Augusto Nicéas, que ajudou na criação da Escola Brasileira de Psicanálise
O médico Carlos Augusto Nicéas fez especialização em psicanálise na França - Arquivo Pessoal

Carlos Augusto nasceu em Rio Formoso (PE) e engajou-se cedo no movimento estudantil, época em que promovia cursos de alfabetização com Paulo Freire em bairros carentes do Recife.

No campo da psicanálise trabalhou muito pela escola e pela manutenção da escuta clínica. Além de atuar como docente, sempre clinicou. Também escreveu o livro "Amor de Si", onde fez uma análise sobre o narcisismo.

Viajar era uma das coisas que o médico mais apreciava, mas precisou reduzir as andanças pelo mundo depois que descobriu ser diabético.

"Ele fez tudo o que queria. Escreveu um livro, trabalhou muito, cumpriu seu papel com uma generosidade incrível e amabilidade. Militou pelas causas que acreditou e deixou um legado na psicanálise", afirma Ana.

Nicéas morreu por complicações de uma hemorragia no dia 23 de outubro, aos 72 anos. Ele deixa três sobrinhos e dois sobrinhos-netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.