Descrição de chapéu Obituário Wilson Mirza Abraham (1934 - 2018)

Mortes: Decano do direito, defendeu João Goulart, Darcy Ribeiro e Brizola

Wilson Mirza Abraham foi um dos principais advogados criminalistas do país

Fernanda Canofre
São Paulo

Em fevereiro de 1979, Wilson Mirza começava um de seus casos mais célebres. O Superior Tribunal Militar tinha 15 pedidos de habeas corpus para analisar por supostos crimes políticos. Entre eles, estava o de Leonel Brizola, ex-governador do Rio Grande do Sul, no exílio desde 1964, e cliente do advogado. 

Os pedidos eram para corrigir ilegalidades praticadas usando a Lei de Segurança Nacional, durante o período em que vigorou o AI-5. 

Com um ofício das autoridades uruguaias, Mirza conseguiu mostrar que seu cliente foi confinado a 300 km da fronteira entre os dois países, a pedido do governo brasileiro. E mostrou também que o endereço de Brizola sempre foi de conhecimento do Itamaraty, que não o intimou por carta por opção, o que prejudicou sua defesa. 

No mês seguinte, Mirza retirou o HC do STM e pediu que todos os processos de Brizola fossem extintos, com base na nova Lei de Segurança Nacional. Isso garantiu a absolvição e o retorno do líder trabalhista ao Brasil ainda naquele ano. 

Mirza já havia representado o ex-presidente João Goulart, derrubado pelo golpe militar, e o antropólogo Darcy Ribeiro. 

Formado na Universidade do Estado da Guanabara, hoje Uerj, com mais de 50 anos de carreira, Mirza era um dos decanos da advocacia criminal no Brasil. Representou o ex-ministro Delfim Netto e o banqueiro Daniel Dantas, além de centenas de anônimos. 

O secretário-geral do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Carlos Eduardo Machado, que o encontrou algumas vezes em júris, lembra a “oratória refinada” e o “português impecável” do advogado. 

“Ele era dedicado ao extremo, do início até o fim de um caso. Com os colegas, era de uma solidariedade extraordinária. Com quem enfrentava nos tribunais, era gentil, cordial, muito técnico. A advocacia está de luto”, diz. 

Aos 84 anos, Mirza morreu nesta terça-feira (27), na cidade onde nasceu, o Rio de Janeiro. Ele deixa duas filhas. 


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.