Descrição de chapéu Obituário Fernando José Caldeira Bastos (1932 - 2018)

Mortes: Hábil negociador, criou o hino do Avaí e lutou pelo clube

Formado em direito, Fernando Bastos foi deputado estadual e federal

Paulo Gomes
São Paulo

Na ilha formosa e cheia de graça, nasceu, já campeão, o time da raça. Nove anos depois, foi a vez de nascer o autor desses versos. 

Fernando Bastos tinha em si o dom da palavra. O hino do Avaí Futebol Clube surgiu em uma de suas gestões à frente da agremiação de Florianópolis. Rabiscou umas palavras e levou para o amigo Luiz Henrique Rosa, músico, que aprovou a letra —a canção, nem tanto. Rosa fez uma nova melodia, e após ajustes, nasceu o hino do Leão da Ilha.

Articulado e articulador, Bastos era, em si, uma figura política. Formou-se em direito e foi assessor do governador catarinense quando jovem. Seria ainda deputado estadual e federal —atuou nos bastidores para que José Sarney fosse o presidente após a morte de Tancredo.

A habilidade conciliatória pode ser mensurada em dois episódios de sua passagem na presidência da Eletrosul. Quando entrou, não houve greve no setor, como acontecia em todos os anos àquela época. “Sentou com as partes envolvidas e chegaram a um acordo”, lembra o filho, Fernando. Ao sair do cargo, foi homenageado —inclusive pelos combativos sindicalistas.

Pelo Avaí, mais do que o hino e também a conquista de um estádio, Bastos alavancou o futebol após jejum de títulos. Numa época em que os times da capital eram fregueses dos rivais do interior, fechou acordo com o Flamengo, trouxe jogadores que não eram aproveitados por lá e ganhou o catarinense de 1973.

Morreu em 26 de outubro, aos 85, após uma parada cardiorrespiratória. Deixa os filhos Irene Maria, Marita, Ana Carolina, Fernando e Luciana, 11 netos, bisnetos e quatro irmãos. Fernando Bastos, “tu já nasceste campeão”.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.