Descrição de chapéu Obituário Leilane Assunção (1981 - 2018)

Mortes: Professora universitária, transexual lutou pela igualdade

Educadora teve vida marcada por preconceitos e batalhou para ser chamada pelo nome social

Ricardo Hiar
São Paulo

Todos os anos a professora Leilane Assunção promovia em sua casa o que chamava de "Natal dos sem Natal". Ela reunia muitas pessoas para festejar, principalmente membros da comunidade LGBT que passariam a data sozinhos por problemas com preconceitos familiares. 

"Ela amava receber visitas, e se esforçava para ser uma boa anfitriã", lembra a amiga Soraya, que sempre era recebida com um chá de ervas colhidas frescas da horta. A atenção de Leilane só era dividida com seus 20 gatos, que ela tinha como sua família.

Mulher transexual, a educadora sabia o que era uma vida marcada por preconceitos. No entanto, buscou trilhar um caminho diferente, pautado na educação e na luta pelo respeito. 

Formada em história com mestrado e doutorado, fazia questão de compartilhar conhecimentos e experiências para tentar amenizar o fardo de outras pessoas.

"Ela deixava de pensar nela mesma para ajudar os outros. Lutava pelo respeito sobre a diversidade de gênero, contra o racismo ou qualquer tipo de preconceito", diz o amigo Kleyton.

Até ingressar na graduação na UFRN, era chamada de Leandro. Primeiro passou a se aceitar como homossexual, mas sentia que faltava algo, até entender que era uma mulher num corpo masculino. 

O próximo passo foi o processo de transição. Batalhou para ser chamada pelo nome social e para ter o direito de usar o banheiro feminino.

"Ela trilhou um caminho diferente, mas como ela própria reconhecia, não menos difícil do que outras pessoas trans que acabam nas ruas, ou na prostituição", diz Kleyton.

Em 2018, ela chegou a comentar com os amigos que estava feliz por conseguir superar a expectativa média de vida das pessoas trans, que é de 36 anos, mas encerrou a jornada de lutas aos 37, no dia 14 de outubro, após uma infecção bacteriana. Leilane deixa a mãe e cinco irmãs.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.