Descrição de chapéu Obituário Antônio Ferreira da Silva (1932 - 2018)

Mortes: Tradicional taxista do centro de SP sabia os endereços sem ler

Migrante nordestino, trabalhou na pavimentação da Anhanguera e se apaixonou em SP

Fernanda Canofre
São Paulo

Quando alguém chamava o nome de Antônio Ferreira da Silva, ele se aprontava e respondia: "eu mesmo, parente de Lampião!".

Junto com a música de Luiz Gonzaga, era essa identidade que o ligava a Garanhuns, de onde partiu aos 17 anos, fugindo da escola e deixando a família, sem olhar para trás.

O taxista Antônio Ferreira da Silva (1932-2018)
O taxista Antônio Ferreira da Silva (1932-2018) - Arquivo pessoal

Do agreste pernambucano, seu Antônio, que era quieto, lembrava do frio e de como sua família havia dado comida e abrigo ao bando de Lampião certa vez.

De carona em carona, chegou a São Paulo no começo de 1950. Achou um viaduto para dormir até encontrar trabalho, na primeira pavimentação da rodovia Anhanguera, e ter dinheiro para pagar um quarto de pensão.

Foi ainda garçom e pizzaiolo até achar a profissão que o ocuparia por quase 60 anos. Tornou-se um dos taxistas mais antigos da praça da República. Mesmo sem saber ler, nunca errava endereços e conhecia a cidade como a palma de sua mão.

Antes do volante, porém, enquanto servia mesas no Brás, passava os dias cuidando o horário em que uma morena de olhos azuis, cabelos pretos longos e cintura fina passava. Era Maria. Dez anos mais velha, a costureira filha de família italiana também se rendeu a ele --virou sua mulher por 68 anos e a mãe do seu filho.

Para os vizinhos no Tucuruvi, era conhecido por ser generoso, mão-aberta. Para as netas, comprava montes de sorvete e se entregava a horas de maquiagem e penteados criativos nos fios brancos.

"Ao mesmo tempo que ele era alguém endurecido pela vida, tinha esse lado de ser muito carinhoso", diz a neta Marcela Polo Minghetti Silva, 32. "Vou ter saudade do jeito que ele abraçava a gente."

No dia 13 de outubro, o coração de seu Antônio parou. Morreu um dia depois do 86º aniversário, que, como ele gostava de lembrar, era a mesma data em que se comemora o Dia das Crianças.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​​​​​​​

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.