Descrição de chapéu Obituário Elio Maria Lazzarotto (1954 - 2018)

Mortes: Viveu como 'Papai Noel do Brasil' e recebeu mais de 1,5 milhão de cartas

Elio Maria Lazzarotto sustentou a família como o personagem do Natal por 30 anos

Manuela Tecchio
São Paulo

Foi no Natal de 1982 que Elio Maria Lazzarotto se vestiu como Papai Noel pela primeira vez. A barba era falsa, mas a barriga avantajada já era real. Rodeado de 300 crianças, ele se viu diante de seu destino.

O gorro vermelho virou uniforme de trabalho. Nos anos 1990, passou a descolorir a barba preta e a colecionar trajes do bom velhinho. Levou a sério o personagem. Registrou a marca “Papai Noel do Brasil”, junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), virou estampa de selos dos Correios e cartões telefônicos.

Logo, ganhou um CEP próprio para receber cartinhas de todo o Brasil. Ao longo dos anos, foram mais 1,5 milhão de correspondências. 

Por 30 anos, ele sustentou a família como Papai Noel. Nos eventos, chegava pelos céus, de helicóptero, distribuindo doces, e não saia até atender todas as crianças. Nos outros meses do ano, vivia de palestras motivacionais e chegou a falar em cinco edições do TEDx.

Na infância, Elio não sabia quem era Papai Noel. Na casa de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, onde cresceu com 9 dos 11 irmãos, a espera era pelo “burrinho” que traria o menino Jesus na noite de Natal. Só na adolescência é que foi conhecer o personagem para o qual dedicou a vida. 

A casa dele, na cidade de São Lourenço do Oeste, em Santa Catarina, era atração na época de Natal. Este ano, porém, a esposa Suelânia não colocará decoração no jardim. Elio morreu por um infarto, no dia 27 de novembro, aos 64 anos. Faltando um mês para a data mais importante do ano para a família. 

Além da mulher, deixou três filhos. Tatiana, a do meio, conta que o pai sonhava plantar um milhão de árvores. “Não sei se ele conseguiu, mas plantou uma sementinha no coração das pessoas”, diz. 
 


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.