Presidente do PSDB paulistano assumirá articulação política de Covas

Vereador João Jorge será titular da Casa Civil; Eduardo Tuma concorrerá a presidente da Câmara

São Paulo

O vereador João Jorge, presidente municipal do PSDB, vai assumir a articulação política da gestão o prefeito Bruno Covas (PSDB). 

Jorge assumirá a Casa Civil, hoje ocupada por Eduardo Tuma (PSDB), que deve disputar a presidência da Câmara Municipal de São Paulo. 

A partir de segunda-feira (26), ele deve assumir o cargo e Tuma voltará à Câmara. "A principal missão, entre outras atribuições, é o relacionamento do Executivo com o Legislativo. Claro que o principal pleito é reforma da Previdência para cessar o enorme déficit com os cofres públicos", disse à Folha.  

Jorge é atualmente o líder do governo na Câmara. Durante a campanha de João Doria (PSDB) ao governo paulista, o vereador foi figura bastante próxima do ex-prefeito, fazendo com que seu nome também circulasse entre os cotados para integrar o governo estadual. 

Vereador João Jorge em evento na cidade de São Paulo, em 2017
Vereador João Jorge em evento na cidade de São Paulo, em 2017 - Zé Carlos Barretta/Folhapress

​Covas está promovendo uma reforma nas secretarias da prefeitura, com a ideia de trocar diversos nomes e mesclar algumas pastas. A Prefeitura de São Paulo deve perder progressivamente as feições empresariais que ganhou com Doria para dar lugar a políticos. Dessa forma, Covas contempla o meio político no qual se criou e já começa a estabelecer relações tendo a reeleição em vista.

Filipe Sabará, de Assistência Social, assumirá cargo no governo do estado. Marcos Penido, de Subprefeituras, também assumiu a junção das pastas de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Energia. 

Wilson Poit, de Desestatização, está de saída e foi convidado para integrar o governo de Jair Bolsonaro (PSL). Já Fábio Santos, de Comunicação, sai para tocar projetos pessoais. Ele foi convidado para participar da estratégia de comunicação do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), mas não deve aceitar. 

A gestão confirmou ainda Orlando Faria como titular da nova secretaria de Turismo. Ele era secretário executivo e respondia pelo expediente da pasta. 

Secretário da Casa Civil, o vereador Eduardo Tuma tem amplo favoritismo na disputa com Fernando Holiday (DEM) para a presidência da Câmara. 

Covas ainda estuda nomes para algumas pastas, e divide sua atenção em duas frentes. Por um lado, procura nomes de jovens tucanos, já que ele tem utilizado o mandato para promover novas lideranças no PSDB. Por outro, planeja conversar com membros de sua base aliada para fortalecer suas relações políticas para a eleição de 2020.

Seguindo tendência evidenciada nas recentes eleições, o prefeito também quer reduzir secretarias para diminuir gastos e desburocratizar processos. Uma das pastas na mira é a de Desestatização.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.