Ataque a tiros e confrontos com polícia deixam 6 mortos em SP na noite de Natal

Episódios de violência foram registrados na Brasilândia (zona norte) e em Carapicuíba (Grande SP)

Carolina Moraes Marcela Marcos
São Paulo

Entre a noite de segunda (24) e a madrugada desta terça (25), período marcado por celebrações do Natal, episódios de violência incluindo um ataque a tiros e perseguições policiais deixaram seis pessoas mortas na Grande São Paulo. 

Na Brasilândia, zona norte da capital paulista, suspeitos atiraram contra sete pessoas por volta das 3h.

Segundo a polícia, Natanael Mariano, 24, e Higor Phellype Consoli Pereira, 22, foram mortos a tiros na rua Salvador José Maciel. Testemunhas relataram que suspeitos encapuzados, vestindo roupas pretas, passaram em três motos atirando.

Outro ataque ocorreu na rua Francisco de Paula Bonilha, que fica paralela à da primeira ocorrência. Vizinhos contaram à reportagem que os motociclistas encapuzados passaram atirando pela via. Como era noite de Natal, a rua estava cheia. Cinco pessoas ficaram feridas.

Uma delas levou um tiro nas costas e passou por uma cirurgia, mas está fora de perigo, de acordo com a família. Não há informação sobre o estado de saúde das outras vítimas.

Segundo o boletim de ocorrência, os policiais foram chamados após o ataque na rua Francisco de Paula Bonilha e, em buscas pela região, encontraram os dois jovens mortos, ao lado de duas motocicletas, na rua Salvador José Maciel.

A filha de um dos feridos, que não quis se identificar, contou que estava estava com a família, incluindo crianças, na garagem de casa comemorando o Natal quando os homens de moto passaram atirando.

“Não deu para ver quem era, pois estavam de capacete e touca preta”. O pai dela correu para fechar o portão e tentar proteger a família, quando levou um tiro nas costas. Segundo a jovem, um vizinho também foi atingido pelos disparos.

Na cidade de Carapicuíba (Grande SP), quatro mortes foram registradas em dois casos que envolveram perseguição policial.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, ligada à gestão Márcio França (PSB), Edson Silva da Cruz, 23, Kevison de Almeida Barbosa, 18, e Lucca Ximenes Santos, 17, morreram durante troca de tiros com a PM às 20h de segunda, na estrada do Cabreúva.

Estrada Cabreúva, em Carapicuíba
Estrada do Cabreúva, em Carapicuíba - Reprodução/Google Maps

A pasta afirma que um grupo de quatro rapazes roubou um carro na avenida Tancredo Neves e que eles trocaram tiros com os policiais após baterem o veículo em um poste e tentarem fugir.

Os três atingidos foram levados ao Hospital Geral de Guarulhos e ao Pronto Socorro da Cohab 2, mas não resistiram. O quarto suspeito conseguiu fugir.

O caso foi registrado como resistência, morte decorrente de oposição à intervenção policial e receptação de veículo.

O segundo caso em Carapicuíba ocorreu à 1h20 desta terça na rua Patrocínio Paulista. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, PMs foram acionados para atender uma ocorrência de roubo de veículo e, durante a tentativa de fuga de quatro suspeitos, houve troca de tiros.

Rua Patrocínio Paulista, em Carapicuíba
Rua Patrocínio Paulista, em Carapicuíba - Reprodução/Google Maps

Kevin Marx do Nascimento da Rocha, 18, foi levado ao Hospital São Dorinhos e preso em flagrante. Maikue Almeida dos Santos, 18, morreu.

Armas, munições e simulacro de arma de fogo foram apreendidos. O caso foi registrado como roubo, resistência e morte decorrente de oposição à intervenção policial. De acordo com a gestão Márcio França, a Polícia Civil tenta identificar e prender os outros dois envolvidos.

Com o Agora

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.