Com show de luzes e trégua de chuva, árvore de Natal do Ibirapuera é inaugurada

Peça tem 43 metros de altura e mais de 250 enfeites, entre lâmpadas e cristais

São Paulo

Entre uma pancada de chuva e outra, a tradicional árvore de Natal do Parque Ibirapuera, na zona sul de São Paulo (SP), foi inaugurada na noite deste sábado (1º), às 21h.

A fonte do parque foi iluminada, para deleite do público que, precavido com guarda-chuvas, assistia ao show de luzes. Com 43 metros de altura e 15,5 de diâmetro, a peça tem mais de 250 enfeites, entre lâmpadas, cristais em formato de floco de neve e bolas com símbolos natalinos.

Fortes pancadas de chuva que caíram no começo da noite na capital paulista ameaçaram estragar o espetáculo e esvaziaram o parque, mas os temporais deram uma trégua, permitindo ao público acompanhar a cerimônia sem sustos.

Serão três sessões diárias do show de luzes da fonte: às 20h30, 21h e 21h30. A estrutura tem 110 metros de comprimento e movimenta cerca de 60 mil litros de água por minuto, com jatos d’água de 15 metros de altura.

Para acompanhar o espetáculo, 180 árvores no entorno da fonte foram enfeitadas com dois milhões de luzes. A cerimônia de inauguração teve a presença de um Papai Noel. A árvore é uma parceria da Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), com a Coca-Cola Femsa Brasil.

Nos dias 14, 15 e 16, às 19h30 e às 20h, haverá apresentação de Corais Natalinos no palco flutuante que será montado dentro do lago do parque.

A transmissão do show terá um sistema de audiodescrição, com legenda e descrição em libras, disponível para pessoas com deficiência em aplicativos para celulares. Também começaram a circular neste sábado (1) os ônibus iluminados com decorações natalinas.

De hoje até o dia 24 deste mês, a SPTrans vai alterar o itinerário de 11 linhas de ônibus que circulam pela região do Brás (centro) por causa do aumento do movimento de compras no período.

EXTREMO LESTE

Cidade Tiradentes (zona leste de SP) também ganhou a sua árvore de Natal, a primeira em área pública. A inauguração ocorreu no sábado, na praça Dona Maria da Graça, em frente ao Terminal Urbano.

A árvore tem seis metros de altura, estrutura metálica e iluminação em led, acompanhada de decorações. Para a montagem, a Subprefeitura de Cidade Tiradentes fez parceria com a rede de supermercados Negreiros e a YepTV.

A inauguração contou com a participação da Liga das Escolas de Samba do bairro, bem como o Coral Encanto. O Papai Noel que apareceu para tirar selfies também sorteou uma TV de 50 polegadas, cedida pelas empresas parceiras. A praça está em processo de revitalização, com troca de gramado e outras melhorias.

Segundo a gestão Covas, as empresas ofereceram os materiais de construção e ornamentos. O custo da estrutura não foi divulgado. A árvore ficará montada até o dia 6 de janeiro.

A Secretaria das Subprefeituras não informou se a iniciativa será aplicada em outras regiões pela cidade.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.