Marginal Tietê é liberada após alagamentos; voos atrasam em Congonhas

Chuva em SP levou ao transbordamento do rio, provocou desabamentos e afetou aeroporto

Pista expressa da Marginal Tietê ficou completamente interditada na altura da Ponte das Bandeiras devido a alagamento neste sábado (1º)
Pista expressa da Marginal Tietê ficou completamente interditada na altura da Ponte das Bandeiras devido a alagamento neste sábado (1º) - Nelson Antoine/Folhapress
 
São Paulo

A chuva que atingiu São Paulo desde a noite de sexta-feira (30) levou ao transbordamento do rio Tietê e provocou alagamentos na marginal, transbordamento de córregos, cancelamentos e atrasos de voos, desmoronamentos e quedas de árvore.

Na marginal Tietê, motoristas chegaram a ficar horas ilhados durante a madrugada, e a via teve trechos bloqueados. Ela foi totalmente liberada na manhã de sábado (1), segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Cidades da Grande São Paulo, como Franco da Rocha, também foram fortemente atingidas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) lançou alerta para queda de granizo e rajadas de vento em todo o estado. A maior parte de MG e do Centro-Oeste do país também entrou em alerta.

Fortes pancadas voltaram a ocorrer no início da noite de sábado (1º) na capital paulista. Balanço do Corpo de Bombeiros apontou que, da 0h às 20h30, foram atendidas 37 ocorrências de quedas de árvore, 32 de desmoronamentos e 51 de enchentes.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), ligado à prefeitura, diz que a quantidade de chuva na sexta foi equivalente a 32,7% da média esperada para novembro, ou seja, 45,1 mm (média para toda a cidade).

Alguns pontos, porém, extrapolaram essa porcentagem. No bairro de São Miguel Paulista, zona leste, choveu até a meia-noite de sexta 98 mm; na Freguesia do Ó, zona norte, 92,5 mm; e na Penha, também na zona leste, 74 mm.

Balanço do Corpo de Bombeiros apontou que, da 0h às 11h, foram atendidas 22 ocorrências de quedas de árvore, 15 desmoronamentos e 51 em razão de enchentes. Na marginal Tietê, houve 8 chamados com danos materiais, mas sem feridos.

Segundo a CET, a marginal Tietê ainda teve nesta manhã no sentido Castelo Branco lentidão ao longo de 7,9 km na pista local, 5 km na central e 9,9 km na expressa. Já no sentido Ayrton Senna, 12,1 km de lentidão na pista local, 6,1 km na central e 12,1 km na expressa.

No final da manhã deste sábado, era possível ver por toda a extensão da via, em ambos os sentidos, os resquícios de alagamentos na madrugada, como barro e sujeira pela pista, incluindo colchonetes e papelão, além de uma série de veículos parados com pane mecânica.

A reportagem da Folha contou mais de dez veículos parados, entre carros e caminhões, nem todos parados em locais adequados. No sentido Castelo Branco, próximo a Guarulhos, por exemplo, um motorista abandonou um Chevrolet Corsa na pista central e foi embora.

Dois córregos transbordaram e quatro ficaram na iminência de extravasarem no final da noite de sexta. Parte da capital paulista entrou em estado de alerta (grau máximo) para alagamentos. O restante da cidade esteve em estado de atenção, segundo boletim divulgado pelo CGE.

Os dois córregos que transbordaram foram os da Ponte Rasa, no bairro da Penha, zona leste, e do Ipiranga, na zona sul. Os rios Aricanduva, no bairro de mesmo nome, e Verde, em Itaquera, além dos córregos Paciência, no parque Edu Chaves, e Lageado, no Itaim Paulista, ficaram próximos de transbordar.

O aeroporto de Congonhas teve voos cancelados e longos atrasos tanto em partidas quanto em chegadas desde sua abertura, às 6h. Até as 21h20, havia 105 voos atrasados e 25 cancelados. Diante do efeito cascata, houve demora no check in e passageiros irritados com as esperas na fila.

Região central de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também teve alagamentos devido ao alto volume de chuvas
Região central de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também teve alagamentos devido ao alto volume de chuvas - Divulgação

A região central de Franco da Rocha, na Grande São Paulo, também registrou alagamentos em sua região central, no entorno da estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Após interdição, a prefeitura informou que trabalha na limpeza, e as áreas mais atingidas já estão com trânsito liberado.

previsão do tempo

A capital paulista deve ter mais chuva neste sábado. Um volume maior está previsto para tarde e noite, com pancadas e trovoadas isoladas. As temperaturas variam entre 18°C e 23°C.

Colaborou UOL

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.