Meirelles será secretário de Fazenda e Planejamento de Doria no Governo de SP

Ex-ministro e ex-presidente do BC disputou as eleições presidenciais deste ano

Artur Rodrigues
São Paulo

Henrique Meirelles (MDB) será o secretário de Fazenda e Planejamento no governo de João Doria (PSDB) no estado de São Paulo. O anúncio foi feito nesta terça-feira (11), no escritório político de Doria, na região dos Jardins.

Henrique Meirelles, confirmado nesta terça (11) como o secretário da Fazenda na gestão Doria - Charles Sholl/Raw Image

O emedebista é o sexto ministro ou ex-ministro do presidente Michel Temer (MDB) a assumir uma vaga no primeiro escalão do governo tucano. Vigésimo e último secretário, ele fecha o primeiro escalão de Doria.

Já de olho em 2022, Doria busca escalar um time de ministeriáveis para se colocar como possível sucessor de Jair Bolsonaro (PSL). Meirelles é a estrela desse grupo.

Meirelles investiu mais de R$ 50 milhões do próprio bolso na campanha presidencial. Seu bordão “chama o Meirelles” ficou conhecido, mas ele obteve apenas 1,2% dos votos.

O chamado de Doria a Meirelles é para assumir uma vaga normalmente sem brilho político, num estado que tem as contas em situação relativamente confortável, em comparação com outras unidades da federação que penam para pagar o funcionalismo.

Questionado sobre o motivo de ter aceitado o cargo de nível estadual, após chefiar a política econômica nacional, Meirelles negou motivos eleitorais, como a eventual preparação para futuras disputas no estado. Ele justificou a decisão pela “oportunidade única” de fazer com que São Paulo lidere o processo de retomada do crescimento. 

O processo deve ser feito, diz ele, em conjunto com o governo federal, sob Jair Bolsonaro (PSL). “São Paulo tem condições enormes de liderar esse processo de retomada da economia brasileira. Aceitei esse convite porque o programa do governador João Doria é exatamente aquilo que acredito que o país precisa”, disse.

“Acredito que essa gestão vai fazer diferença e São Paulo será um outro estado dentro de quatro anos”. O novo secretário de Doria até arriscou o tradicional gesto do tucano, um V com os dedos na horizontal, apelidado de “acelera”. 

Doria apresentou Meirelles como “um menino” ao falar sobre seus 73 anos e também como um dos nomes mais importantes da economia. “Nada mais estamos fazendo do que dar a dimensão que São Paulo sempre teve”, afirmou, ao justificar a escolha pelo elenco de ministeriáveis.

Segundo o tucano, Meirelles também terá um escritório no Palácio dos Bandeirantes, além do gabinete na Secretaria da Fazenda.

Meirelles também deverá ajudar Doria a arquitetar um plano de enxugamento da máquina estadual e um programa de concessões, além das PPPs do estado. 

Meirelles, 73, foi presidente do Banco Central de 2003 a 2010, na gestão presidencial de Lula. Em 2016, assumiu a Fazenda do governo Temer –posto que deixou em abril, para concorrer à Presidência. Ele também foi presidente do BankBoston.

Além de Meirelles, os nomes egressos da equipe de Temer anunciados por Doria são Gilberto Kassab (Casa Civil), Rossieli Soares (Educação), Sérgio Sá Leitão (Cultura), Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos) e Vinicius Lummertz (Turismo).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.