Descrição de chapéu Obituário Henrique Biral (1944 - 2018)

Mortes: Bancário, viu mudanças da tecnologia e Bill Gates de perto

Biral trabalhou por 40 anos em banco e viu evolução nas máquinas

Fernanda Canofre
São Paulo

Em 1993, Henrique Biral foi enviado aos Estados Unidos para aprender desenvolvimento de processos e dados. O banco em que trabalhava, no Brasil, estava começando a mexer com as novas tecnologias. 

Em um evento na cidade de Denver acabou conhecendo Bill Gates, bilionário fundador da Microsoft, na época, já um dos homens mais importantes do mundo. 

Acostumado a uma vida simples, Biral nunca deu muita importância à história. Nascido no interior paulista, em um distrito de Martinópolis chamado Vila Escócia, quando criança ele ajudava a colher algodão para ajudar a família. 

Os avós paternos migraram para o Brasil, vindos do Vêneto, na Itália, e se estabeleceram pela região. Henrique foi educado por uma professora chamada à vila para ensinar às crianças, que ficou hospedada com sua família.

Com facilidade para os números, aprendia rapidamente matemática e, aos 15 anos, já estava morando sozinho em São Paulo, decidido a ser contador. Três anos depois, conheceu Aparecida em um bailinho de Osasco, professora de artes que seria a mãe de seus três filhos. 

Biral era reservado com todos, mas quando alguém se tornava seu conhecido, ele logo mostrava o senso de humor e suas piadas. Tinha coração grande e era ponderado nos conselhos. 

“Ele era muito querido, ajudou muita gente, porque teve sucesso na carreira muito cedo. Era muito inteligente”, conta o filho Daniel. 

Na segunda-feira (10), aos 74 anos, ele teve uma parada cardiorrespiratória e morreu. Deixou Aparecida, os três filhos, quatro netos e uma neta, para quem ele construiu uma casa de bonecas. 


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.