Descrição de chapéu Obituário Orville Castelleti Busnardi (1930 - 2018)

Mortes: Comerciante e contador de piadas foi figura histórica em Monte Alto

Seu Orville foi um dos primeiros donos de lotérica do interior de SP

Fernanda Canofre
São Paulo


Quando a primeira lotérica de Monte Alto abriu, nos anos 1970, a fila de apostadores dobrava o quarteirão. No fim do dia, Orville Castelleti Busnardi, o dono da loja, embarcava em um ônibus para São Paulo (a 370 km de distância), para registrar todos os jogos.

A lotérica fez de Orville um personagem histórico do centro da cidade. Numa aposta ali, um funcionário da casa conseguiu um prêmio equivalente a 50 casas populares. Quando alguém ganhava, apostadores de toda a região apareciam por lá. 

Mas, a fama ia além das apostas. Quem entrava na loja da família, encontrava roupas, brinquedos, material de papelaria e um senhor pronto para contar piadas e causos sobre a cidade. Orville conhecia tudo de memória.

Nascido em Itajobi, ele se mudou para Monte Alto por amor. Em 1962, conheceu em um baile de Carnaval, em Urupês, Sirlei. Na mesma noite em que foram apresentados, ele juntou um grupo de amigos e lhe ofereceu uma serenata. Quando casaram, decidiram viver na cidade natal dela.

Lá, Seu Orville continuou organizando os bailes mais famosos da região no Monte Alto Clube, que presidiu por 14 anos.

Por 53 anos, os dois conduziram juntos a casa da família e a loja. Aos 88 anos, Seu Orville não gostava de falar em aposentadoria. Num sábado, 24 de novembro, depois de trabalhar a semana toda, ele teve uma parada cardíaca e morreu.

“Meu pai era alegre, era nervosinho, gostava de viver. Ele até ficou bravo com a minha mãe, quando ela decidiu começar a pagar por um plano de funerária”, conta a filha Cláudia. “Ele tinha um coração maravilhoso.”

Além dela, Seu Orville deixa a esposa, o filho Orville Jr., nora e quatro netos.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.