Descrição de chapéu Obituário Roberto Zaghini Jorge (1958 - 2018)

Mortes: Jornalista paulistano e apaixonado pelas bicicletas

Há quatro anos, quando começou a pedalar por saúde, Zaghini encontrou sua tribo

Fernanda Canofre
São Paulo

Na véspera de um dia de viagem na bicicleta, Roberto Zaghini Jorge tinha um ritual. No grupo do Whatsapp com os três filhos —Alexandre, Rafael e Raquel— mandava fotos contando dos planos. Fazia o mesmo quando estava na estrada. 

Foi assim desde que ele começou a pedalar por aí. Há quatro anos, diagnosticado com um problema de circulação nas pernas, ouviu do médico que deveria começar a fazer exercício físico. Como sempre gostou de bicicletas, resolveu levar a sério as pedaladas. 

Desde então, os finais de semana começaram a ser de viagens e passeios com os grupos de pedal e os amigos que fez dentro do ciclismo. Roberto encontrou sua tribo. 

Paulistano, Zaghini cresceu e morou a vida toda no bairro do Socorro, na zona sul da capital. Jornalista de profissão, trabalhou na Rádio Globo e na TV Cultura. Há quatro anos, às vésperas de se aposentar, passou em um concurso para os Correios e se tornou atendente comercial e delegado sindical. 

“Meu pai sempre foi bastante amoroso, não importava a distância que a gente ficava. Ele passava coisas boas pra gente, sempre tinha ideias legais”, conta Alexandre, o filho mais velho. 

No dia 2 de dezembro, Roberto partiu com a bicicleta para mais uma viagem. Junto com outros cerca de 40 mil ciclistas, ele descia a rodovia Anchieta, rumo a Santos, quando sofreu um acidente. Na altura de cubatão foi derrubado da bicicleta, teve traumatismo craniano e quebrou o esterno. Ele morreu uma semana depois, aos 60 anos. 

Roberto deixou os três filhos, um neto, uma irmã e o pai, Américo. Na despedida, ciclistas da zona sul se juntaram em um cortejo a Zaghini. Nas redes sociais, repetiam as palavras dele sobre o pedal: união e solidariedade.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.