Descrição de chapéu Obituário Sérgio Luiz Puggina Reis (1938 - 2018)

Mortes: O diretor da primeira transmissão em cores da TV no Brasil

Sérgio Reis ajudou a implantar a televisão no RS e participou de marcos históricos

Fernanda Canofre

No começo dos anos 1970, o governo militar de Emílio Garrastazu Médici queria instalar a TV a cores no Brasil de todo o jeito. Mas, as emissoras grandes do país resistiam à mudança.
 
O governo não desistiu. No dia 19 de fevereiro de 1972, conseguiu o que queria: levou ao ar, ao vivo e a cores para todo o Brasil, o desfile da Festa da Uva, em Caxias do Sul. 
 
A transmissão teve que superar um pequeno caos de estrutura e Sérgio Luiz Puggina Reis foi chamado para colocar ordem. “Foi fantástico, eu sabia que era um momento histórico que eu estava vivendo”, contou ele anos depois. 
 
Diretor da primeira transmissão em cores, a história de Reis começou com o rádio, aos 9 anos, atuando em radionovelas. Conforme foi crescendo, trocando de voz, foi mudando de papéis, mas não deixou os microfones. 
 
Em 1960, quando Assis Chateaubriand quis instalar uma TV no Rio Grande do Sul, colocou Reis na TV Tupi, no Rio de Janeiro, para aprender tudo o que precisava. Na volta ao RS, ele virou um dos encarregados da TV Gaúcha. 

Reis viveu de perto os anos de censura e ameaças do regime militar, morou nos Estados Unidos para comprar programas, transmitiu ao vivo o primeiro transplante de órgãos realizado no RS, viu o rádio se renovar com a participação dos ouvintes por telefone e a internet mexer com tudo que sabia. 
 
Com a segunda mulher, Vera, que ele conheceu quando trabalhava na TV Rio, foi dono de duas emissoras de rádio. Ela virou a mãe de duas filhas, que se juntaram aos outros quatro que Reis tinha do primeiro casamento. Os dois ficaram juntos por 43 anos. 
 
Depois de aposentado, ele resolveu fazer mestrado e dar aulas de jornalismo. “Ele adorava dar aula, porque contava histórias. Muitas coisas que ele ensinava, eram ilustradas com passagens da vida dele", diz Vera. 
 
No dia 5 de dezembro, Sérgio Reis morreu por uma infecção generalizada, aos 80 anos. Deixou Vera, cinco filhos, e sete netos. 

 

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.