Descrição de chapéu Obituário Meire Nogueira (1938 - 2018)

Mortes: Uma das primeiras apresentadoras de programas infantis no país

Meire Nogueira foi pioneira em alguns programas da TV brasileira

São Paulo

Na casa dos Nogueiras, em Rolândia, no interior do Paraná, quem chegava, vez e outra era surpreendido com apresentações das seis crianças da casa. A mãe, Elzidia, os preparava para recitar versos e cantar. Meire, 8, era a mais confortável com o palco. 
 
“Ela nasceu para ser artista. Se a gente demorasse um pouco para entrar, perdia a vez”, lembra a irmã Maria Eliza. 
 
Aos 18, visitando parentes em São Paulo, Meire resolveu se inscrever para um concurso de beleza. Ganhou o título de “Miss Inverno” e um emprego na TV Record. 
 
Começou como garota-propaganda de produtos como liquidificadores (que um dia ela ligou sem fechar a tampa) e aspiradores de pós (um sugou a saia de uma colega). Logo, estreou na Tupi com dos primeiros programas infantis do país, o “Meire, Meire, Queridinha”. 

Foi nos bastidores da televisão que ela conheceu o ator Carlos Zara. O casamento reuniu uma multidão no entorno da Igreja Nossa Senhora do Carmo, na capital paulista. Depois dele, Meire conheceu Alberto Trabulsi, empresário. Ela ainda foi casada mais duas vezes: com o fazendeiro Carlos Consoni e com o juiz José Ruy Borges Pereira. 
 
Os dois filhos, Fernando (filho de Zara) e André (filho de Trabulsi), ela criou sozinha. Mas, o relacionamento maior da sua vida foi com o rádio e a TV. Em quase seis décadas, passou por Record, Tupi, Rede Manchete, SBT, RedeTV e Rede Vida. Em Curitiba, trabalhou na Paraná Educativa, Evangelizar e TV Iguaçu. 
 
Em 1995, depois de um tempo afastada, voltou com um programa voltado ao público da terceira idade: “Tempo de Viver”. “Retorno para acolher outra fatia de público que a mídia insiste em ignorar”, disse à Folha na época.
 
No dia 5 de dezembro, Meire morreu em decorrência de um tumor no cérebro, aos 80 anos. Deixou os dois filhos e o canal no Youtube que tinha começado este ano. 


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.