Polícia suspeita que jovem informante da Rota foi assassinada pelo PCC em SP

Mãe de quatro filhos, jovem foi vista pela última vez em Osasco, em 12 de novembro

Rogério Pagnan
São Paulo

A Polícia Civil de São Paulo suspeita que uma mulher de 26 anos, desaparecida desde o início do mês passado, em Osasco (Grande SP), foi assassinada pelo PCC após ter sido reconhecida por criminosos como informante da Rota –tropa de elite da Polícia Militar paulista.

Mãe de quatro filhos, a jovem foi vista pela última vez na tarde do último dia 12 de novembro, quando entrava em um carro, próximo à casa dela, no Jardim Nova Padroeira. À família ela disse que iria ao dentista na Lapa, na zona oeste da capital, mas nunca mais foi vista nem entrou em contato.

Como não passava muito tempo sem falar com familiares, principalmente para saber dos filhos gêmeos de um ano, a polícia de imediato passou a desconfiar de homicídio.

A convicção do assassinato e a motivação desse crime ganharam força no final de novembro quando policiais do interior de São Paulo, em meio a outra investigação, interceptaram conversas de criminosos do PCC nas quais trataram do assassinato da vítima, em um "tribunal do crime".

O tribunal do crime é o nome dado ao julgamento realizado pelos criminosos, como um tribunal do júri. "Vítimas" e suspeitos apresentam suas versões aos juízes que, por sua vez, decidem as penalidades.

De acordo com documentos aos quais a Folha teve acesso, os criminosos comentaram que a jovem namorava um traficante de Osasco de nome Rodolfo. O criminoso teria conseguido acessar mensagens do celular dela e encontrou conversas suas com policiais da Rota.

Nessas mensagens, a mulher estaria dando dicas aos PMs de como eles poderiam prendê-lo. Essa seria a versão levada para a cúpula da facção para autorizar a morte dela, que teria ocorrido em uma "cantoneira" na região da Parada de Taipas, na zona norte de São Paulo.

Rastreamento do celular da vítima também indica que teria sido nessa mesma região que o aparelho telefônico emitiu seus últimos sinais, antes de ser desligado.

Também foi comunicado aos criminosos da facção que essa a vítima poderia ter participado da ação da Rota, em 2 de outubro, que levou à morte de dois suspeitos próximos à Parada de Taipas, um deles chamado Willian Henrique Bueno Araújo, 29, o Vampirinho.

Vampirinho era suspeito de ser integrante do PCC e, na época, namorava a vítima. Para a polícia, ela chegou a participar com ele de algumas ações criminosas, entre elas em alguns "tribunais do crime".

Investigação da Polícia Civil conseguiu identificar Rodolfo. Também descobriu que o rapaz foi visto conversando com a vítima na manhã de 12 de novembro, horas antes do desaparecimento dela, e que ele passou o final de semana na casa da jovem. Teria sido nesse período que ele pode ter acessado o conteúdo das conversas no celular da namorada.

Desde o início das investigações, Rodolfo está desaparecido.

Em conversa com os familiares da jovem, policiais civis ouviram que a jovem tinha o hábito de se envolver com criminosos, mas também tinha amizade com policiais da Rota. A Ouvidoria da Polícia acompanha as investigações da morte de Vampirinho.

Ação contra a facção

O Ministério Público de São Paulo ingressou na semana passada com pedidos de remoção de 15 integrantes do PCC para presídios federais, entre eles o principal chefe da facção criminosa, Marco Camacho, o Marcola.

O pedido está sendo analisado pelo juiz Paulo Sorci, da 5ª Vara de Execuções Criminais de São Paulo, que deve consultar nesta semana o governo paulista para que se manifeste sobre o assunto —se é contra ou a favor.

Sorci é o mesmo magistrado que determinou no mês passado a transferência ao sistema penitenciário federal de seis integrantes do PCC, incluindo dois deles do primeiro escalão: Cláudio Barbará da Silva, o Barbará, e Célio Marcelo da Silva, o Bin Laden.

Ambos são suspeitos de comandar crimes de dentro da prisão, conforme investigação da Polícia Civil e Promotoria. Já o pedido de transferência de Marcola e de outros 14 presos é motivado pelo plano de resgate de chefes do PCC da penitenciária estadual de Presidente Venceslau (interior de SP), descoberto pela inteligência da administração penitenciária em outubro. 

O plano previa o resgate de Marcola e de comparsas dele com a utilização de exército de mercenários e helicópteros de guerra, uma ação estimada em até R$ 100 milhões. Em razão dos detalhes descobertos, a Polícia Militar enviou um grande aparato a Presidente Venceslau, incluindo as tropas de elite Rota e COE (operações especiais).

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.