Descrição de chapéu Mobilidade urbana

Prefeitura de SP libera pagamento de multas em até 12 vezes no cartão de crédito

Parcelamento deve agilizar o pagamento das dívidas de motoristas, diz prefeitura

Fabrício Lobel
São Paulo

A partir desta quinta-feira (20), os motoristas paulistanos poderão parcelar multas de trânsito aplicadas desde 2013 em até 12 vezes no cartão de crédito. Além disso, o recursos de multas passam a ser realizados virtualmente, pelo site DSV Digital, do Departamento de Operação do Sistema Viário. 

Agente de trânsito da CET usa radar-pistola na av. Salim Farah Maluf, sentido Vila Prudente/Marginal, em SP
Agente de trânsito da CET usa radar-pistola na av. Salim Farah Maluf, sentido Vila Prudente/Marginal, em SP - Robson Ventura/Folhapress

A intenção da gestão Bruno Covas (PSDB) de permitir o parcelamento das multas havia sido anunciada em setembro. Mas só agora a operação entrará em vigor, após a negociação com as operadoras de cartão de crédito Visa, Mastercard e Elo.

A prefeitura afirma que o parcelamento tem como objetivo agilizar o pagamento das dívidas dos motoristas, permitindo o licenciamento veicular. 

Segundo a gestão Covas, há 9,8 milhões de multas em aberto, que somam R$ 4,9 bilhões que a prefeitura espera receber, ao menos em parte. 

Só não poderão ser parceladas as multas que já estão inscritas na dívida ativa da prefeitura ou cujo pagamento já tenha sido negociado com a prefeitura (pagamentos inscritos em cobrança administrativa), além daquelas aplicadas a veículos com placa de outros estados. As multas aplicadas por outros órgãos que não a prefeitura dependem de regras específicas.

Para fazer o parcelamento, é preciso comparecer ao posto do DSV no Detran​ do Bom Retiro, na região central da cidade, e apresentar o documento do carro e o cartão de crédito. Não há valor mínimo para as parcelas. 

Em janeiro deste ano, a prefeitura já havia facilitado o pagamento de multas de trânsito atrasadas, que antes eram só à vista, e passaram a ser parceladas então apenas por meio de boletos.

A autorização para o parcelamento vem sendo discutida desde 2010 no Congresso Nacional. Em março deste ano, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) chegou a regulamentar esse tipo de cobrança, mas dois meses depois suspendeu a regra. Um novo texto aprovando a cobrança foi redigido pelo conselho no mês de julho. Desde então, diversas cidades do país estão se organizando para receberem as multas via cartões de crédito.

QUESTIONAMENTO DE MULTAS

Outra novidade é a ampliação de formas de questionamento de multas pela internet. Agora podem ser feitos pela internet todo os processos de defesa de multas aplicadas pela prefeitura.

Antes, a defesa de multas era somente feita presencialmente ou por correspondência. Além disso, apenas a indicação de condutor para pessoa física estava disponível no site do DSV. 

A expectativa da gestão é com isso reduzir o trâmite de questionamento da multa que dura, em média, quatro meses para 30 dias. A espera para a indicação online de condutor (para pessoas físicas e jurídicas) cai para 10 dias.

Com o Agora

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.