Descrição de chapéu Natal

Projeções natalinas em prédios no centro de SP estreiam nesta sexta

Programação de festival também terá shows, feira de artesanato e food trucks

São Paulo

Projeções natalinas sobre prédios e monumentos poderão ser vistas a partir da noite desta sexta-feira (14) pelo centro antigo da capital paulista. É a principal novidade na decoração de Natal, transferida neste ano pela gestão Bruno Covas (PSDB) do seu local tradicional, a avenida Paulista.

A iluminação especial, chamada de projeção mapeada, usa superfícies irregulares para criar sensação de profundidade e movimento. Os vídeos animados serão projetados na fachada de três imóveis da região central: o Edifício Matarazzo, sede da prefeitura, o Mosteiro, no Largo São Bento, e o prédio do Pateo do Collegio.

Elas acontecerão todos os dias entre 14 e 23 de dezembro, das 19h às 22h. Além das projeções, durante esse período o centro antigo vai receber outras 120 apresentações artísticas, além de feira de artesanato e food trucks, num festival chamado pela Prefeitura de São Paulo de “maior Natal do Brasil”. 

A programação começará no fim do expediente comercial, às 16h —durante dias úteis e domingos, irá até as 22h; nas sextas e sábados, se estenderá até a 0h. 

Com seis pontos de atrações, a ideia é que os paulistanos circulem a pé pelo quadrilátero formado pelo largo São Bento, Pateo do Collegio, largo São Francisco e praça do Patriarca —nesta, haverá uma casa do Papai Noel, onde as crianças poderão tirar a clássica foto ao estilo dos shoppings, além de uma árvore de Natal de sete metros de altura.

O objetivo é atrair a população para os calçadões do centro, pouco frequentados durante a noite e os finais de semana, esvaziando assim a habitualmente congestionada avenida Paulista.

Entre as atrações musicais, os destaques serão as cantoras Luiza Possi —que se apresentará com Ayrton Montarroyos, finalista do programa de TV The Voice Brasil em 2016— e Maria Alcina. Possi e Montarroyos se apresentarão nos dias 19 (às 18h, no Pateo do Collegio), 20 (às 21h, na praça do Patriarca) e 21 (às 21h, no coreto da Bolsa de Valores). Alcina, nos dias 19 (18h, no largo São Francisco) e 23 (19h, na praça do Patriarca).

A atriz e cantora Zezé Motta fará a primeira apresentação do seu show acústico “No Coração do Brasil”, cujo setlist será composto por clássicos da MPB, especialmente do compositor Luiz Melodia (1951-2017). Os shows acontecerão nos dias 15 (19h, na praça do Patriarca) e 16 (às 18h, no largo São Francisco).

Quem estiver por lá também poderá ver a dança da Suíte do Balé Quebra-Nozes, tradicional nesta época do ano. A primeira apresentação será no 14 dia, às 20h, no Pateo do Collegio. Haverá ainda 39 food trucks e food bikes e 40 expositores de artesanato espelhados pelo centro histórico.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.