Cinco jovens morrem em MG após enxurrada atingir cachoeira

Acidente aconteceu em São João Batista do Glória, no sul do estado, no sábado (22)

João Pedro Pitombo
Salvador

Cinco pessoas morreram e uma está desaparecida após uma enxurrada (conhecida como cabeça d'água) atingir uma cachoeira no sábado (22) na cidade de São João Batista do Glória (340 km de Belo Horizonte), na região da Serra da Canastra.

O grupo estava na Cachoeira do Zé Pereira, que fica em uma área isolada dentro de uma fazenda privada, quando foi surpreendido pela cabeça d'água que se formou após chuvas atingirem a região que fica na nascente do rio.

Equipe do Corpo de Bombeiros faz busca em cachoeira de  São João Batista do Glória (MG)
Equipe do Corpo de Bombeiros faz busca em cachoeira de São João Batista do Glória (MG) - Reprodução/TV

Os seis jovens vieram da cidade vizinha de Passos, também no sudoeste de Minas Gerais. Quatro deles estavam praticando rapel —esporte radical no qual os praticantes descem prédios, paredões rochosos ou cachoeiras por meio de cordas— no momento da chegada da enxurrada. Os outros dois estavam nadando na cachoeira.

Inicialmente, os bombeiros chamaram a enxurrada de tromba d'água, mas o termo, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), refere-se a um fenômeno que se assemelha a um tornado e ocorre na superfície de corpos de água.

Quatro dos corpos das vítimas foram resgatados no sábado e no domingo (23) após buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O quinto corpo foi resgatado nesta segunda (24). Como a região é de difícil acesso, as vítimas tiveram que ser içadas por meio de um helicóptero.

Entre os mortos estão Pollyana Laiane Diniz Furtado, 26, Mariana de Melo Almeida Horta, 24, Maurílio Pádua Silveira, 30, Alexsandro Antônio Pereira de Souza, 32, e Gustavo Alfredo Godinho Lemos Ferreira, 26.

Eduardo Gomes Morais, 36, segue desaparecido. O Corpo de Bombeiros continua realizando buscas na região.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.