'Tenho sorte de estar vivo', diz testemunha de tiroteio na catedral de Campinas

Homem abriu fogo, matou cinco pessoas e se matou em seguida

Bruna Mozer
Campinas

Testemunhas que estavam no início da tarde desta terça-feira (11) na Catedral Metropolitana de Campinas no momento do ataque dizem que o atirador fez os disparos na parte final da celebração. Cinco homens morreram atingidos pelos tiros.

"Entrei na igreja, a missa já havia terminado. Alguns minutos depois o atirador entrou e se posicionou na frente de um casal e atirou", conta o aposentado Pedro Rodrigues, 66. "Eu saí correndo, não houve gritaria, apenas correria. E ele continuou atirando. Eu tenho muita sorte de estar vivo."

Uma câmera do circuito interno de segurança da Catedral Metropolitana de Campinas (SP) mostra ação do atirador. No vídeo, obtido pela Folha, o atirador aparece no lado esquerdo da tela logo após o término da missa. De repente, ele se levanta e passa a disparar contra um grupo de pessoas sentadas logo atrás dele. Ele caminha dentro da catedral e aparentemente recarrega a sua arma.

Dois PMs entram logo em seguida. Segundo a polícia, o atirador correu para a frente da igreja e começou a disparar contra os agentes. Ele ainda teve tempo de trocar o pente da pistola até ser atingido no tórax. Caído, disparou contra a própria cabeça. Ele ainda tinha 28 balas em pentes na mochila e não carregava documento de identidade.

As duas armas usadas pelo suspeito —uma pistola 9 mm e um revólver— estavam raspadas, segundo informou a polícia. 

'FOI HORRÍVEL', DIZEM TESTEMUNHAS

A assistente-administrativa Luciana de Oliveira, 36, disse ter ouvido um grande número de disparos, quando passava perto do templo. "Ouvimos muitos tiros e as pessoas gritando, chorando. Vimos o homem baleado no peito saindo de maca. Foi horrível".

Moradora de rua, Artemis José de Oliveira, 40, conta que viu os feridos saindo da igreja. "Ouvi os tiros e vi um senhor com sangue no ombro saindo e uma senhora também baleada caiu na porta. A polícia saiu atirando na porta pra dentro da igreja. Teve troca de tiro", afirma. "Pensei nos fieis da igreja que sempre nos ajudam, lembrei delas que sempre nos ajudam. Foi horrível".

Quatro pessoas morreram no local. Outras quatro foram atingidas pelos disparos e sobreviveram. Elas foram socorridas pelos bombeiros e pelos médicos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e levadas para os hospitais Mário Gatti, HC de Campinas e o Beneficência Portuguesa.

Nesta quarta (12), Heleno Severo Alves, 84, morreu no hospital Mario Gatti. As outras três vítimas tiveram alta.

A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, localizada no centro da cidade, está cercada por agentes das forças de segurança.

Por meio de nota, a arquidiocese de Campinas informou que a catedral está fechada para o atendimento às vítimas e a realização da primeira etapa das investigações. "Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor", segundo trecho do comunicado.​

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, decretou luto oficial de três dias, a contar a partir desta terça.

 
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.