Descrição de chapéu Agora

Unidade de saúde de SP inaugurada por Covas funciona sem médicos

UBS aberta em novembro poderia beneficiar 24 mil pessoas na zona norte da cidade

São Paulo | Agora

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Interativa, em Parada de Taipas (zona norte de SP), foi inaugurada no último dia 22. A unidade beneficiaria cerca de 24 mil pessoas se já estivesse em pleno funcionamento, mas a situação que o jornal Agora encontrou nesta terça-feira (4) é diferente. A UBS não tem médico.

A UBS Interativa foi inaugurada em 22 de novembro, mas até agora está sem médicos - Robson Ventura/Folhapress

“Eles apareceram apenas no dia da inauguração e depois sumiram”, disse a dona de casa Lidiane Marques, 32. Ela afirma que os moradores do local temem que haja dificuldades para contratar médicos, porque a região é periférica e perigosa. “Ninguém quer vir aqui”. Lidiane também aguarda a chegada de um dentista para atender sua filha.

Sem se identificar, a reportagem perguntou a uma funcionária da UBS se é possível agendar consulta com médico. “Precisa aguardar os agentes passarem na residência para fazer o cadastro, mas eles estão dividindo as áreas primeiro. Precisa contar o número de famílias. E também a gente ainda não recebeu médicos”, explicou.

A funcionária disse que os médicos só iniciarão o atendimento após o cadastramento de todas as famílias da região pelas equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), mas que a unidade ainda não possui este número. O dado consta no site da SPDM (Associação para o Desenvolvimento da Medicina) —gerenciadora da unidade em parceria com a Prefeitura de SP, sob gestão Bruno Covas (PSDB).

Segundo o portal da OSS, a UBS atenderá 6 mil famílias. No dia 28 de novembro, a doméstica Ione Moreira, 43, sentiu dor no peito e formigamento no braço, e procurou a UBS Interativa. Como não encontrou médico foi ao Hospital de Taipas, onde conseguiu atendimento. Ela aguarda a chegada do médico para tentar agendar consulta na nova UBS.

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que, justamente nesta terça-feira (4), não havia médico disponível na UBS Interativa, mas a situação será normalizada nesta quarta-feira (5).

Diz ainda que desde a abertura da unidade, “a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina disponibiliza médicos plantonistas diariamente, enquanto finaliza a contratação dos profissionais que integrarão as seis equipes Estratégia Saúde da Família”.

A Secretaria diz que a unidade faz atendimento odontológico e serviços como vacinação, curativos e procedimentos em geral. A pasta diz que a gerenciadora está em processo de mapeamento e territorialização para conhecer as ruas que serão atendidas e que o cadastramento das famílias está em andamento, com previsão de término até o fim de dezembro.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.