Vídeos mostram suspeito de ofender e matar homossexual na avenida Paulista

Vítima foi esfaqueada na noite de sexta (21); imagens foram reveladas pela TV Globo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Vídeos de câmeras de segurança mostram um rapaz que é suspeito de ofender, esfaquear e matar o cabeleireiro Plínio Henrique de Almeida Lima, 30, na noite de sexta (21), na avenida Paulista, em São Paulo.

Veja a sequência:

As imagens, reveladas pela TV Globo nesta terça-feira (25), não revelam o momento do ataque, mas a discussão do grupo no dia do crime e a entrada do suspeito no metrô. A polícia investiga a hipótese de agressão por homofobia. 

Plínio morreu na esquina da Paulista com a Brigadeiro Luís Antônio. Segundo o boletim de ocorrência, ele retornava do parque Ibirapuera com três pessoas quando dois homens começaram a ofendê-los.

 Plínio Henrique de Almeida Lima, 30, morto na avenida Paulista
Plínio Henrique de Almeida Lima, 30, morto na avenida Paulista - Reprodução

Quando o grupo estava próximo à avenida Paulista, um dos acompanhantes de Plínio ficou irritado e discutiu com o autor do crime. O colega posteriormente agrediu o suspeito, que pegou uma faca e feriu Plínio no tórax. O autor do crime fugiu com o companheiro para uma estação de metrô.

“Tentamos segurá-lo, mas ele apontou a faca e perguntou se queríamos [ser esfaqueados] também. O amigo dele tentou acalmá-lo. Eles saíram andando como se nada tivesse acontecido rumo ao metrô”, diz o assistente administrativo Atos Henrique Dias de Souza, 30, um dos amigos do cabeleireiro.

Plínio foi socorrido ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu.

Seu irmão, Felipe Almeida Lima, acredita que se trata de um caso de homofobia. "Não tem outra justificativa", afirma.

Pequena manifestação na avenida Paulista no domingo (23) em homenagem a Plínio, homossexual assassinado na sexta (21)
Pequena manifestação na avenida Paulista no domingo (23) em homenagem a Plínio, homossexual assassinado na sexta (21) - Marina Garcia/Folhapress

Ele conta que Plínio estava com o marido e que os outros dois colegas também eram um casal. Segundo os amigos lhe contaram, os homens ofenderam o grupo porque os casais estavam de mãos dadas.

“Iríamos passar o Natal juntos. Infelizmente, aconteceu isso”, diz Felipe. “Nem animal é tão ruim quanto o ser humano.”

O caso foi registrado como homicídio qualificado por motivo fútil no 78º DP e as investigações prosseguem para localizar o autor.

Segundo as testemunhas, o agressor é baixo, gordo, branco, cabelo e barba claros. O parceiro dele era moreno e alto. Ambos aparentavam ter cerca de 25 anos.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirma que equipes da delegacia analisam as imagens das câmeras de segurança do Metrô e dos vídeos do celular de uma testemunha e de prédios da região. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.