Descrição de chapéu Folha Verão

Praias de Arraial do Cabo (RJ) são tomadas por esgoto

Temporal provoca rompimento de diversas tubulações e joga dejetos no mar conhecido como 'Caribe Brasileiro'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Ao menos três praias de Arraial do Cabo (RJ) estão impróprias para banho depois que um temporal atingiu a cidade na última sexta-feira (25) e provocou o rompimento de diversas tubulações de esgoto. 

Arraial do Cabo fica na chamada Região dos Lagos, litoral a leste da capital fluminense e que inclui cidades como Búzios e Cabo Frio. Arraial é conhecida por praias de águas claras e presença grande de vida marinha. Essas características levaram o local a ser conhecido como o "Caribe brasileiro". 

Praia em Arraial do Cabo (RJ) que recebeu dejetos após estouro de tubulação de esgoto durante forte chuva - Reprodução/TV Record

Neste final de semana, línguas negras de esgoto avançaram para o mar das praias do Forno, Prainha e dos Anjos, e também da lagoa de Monte Alto. Esses quatro lugares foram classificados como impróprios para o banho depois que as águas verde-claras ganharam uma tonalidade marrom. 

A concessionária de esgoto da região, a Prolagos, e o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) enviaram amostras da água para laboratórios para determinar a extensão da contaminação. Os resultados devem ser conhecidos nos próximos dias. 

Apesar disso, esses locais registraram alto movimento de turistas no final de semana, mesmo com a coloração escura das águas e do forte cheiro de esgoto. Moradores da região relataram que não houve comunicação suficiente por parte das autoridades locais a respeito da balneabilidade das praias impróprias

As chuvas causaram diversos transtornos na cidade, que sofreu com alagamentos, bueiros transbordando e vias cedendo sob galerias pluviais. Nenhuma morte foi registrada. 

A secretaria de Serviços Púbicos trabalha nesta semana na limpeza da rede de drenagem de águas pluviais, no desentupimentos de bueiros e consertos nas áreas em que o asfalto cedeu. 

Na Prainha, uma tubulação rompeu bem na divisa do calçadão com o início da faixa de areia, provocando um rio de dejetos em direção ao mar. 

Imagens divulgadas pelo portal R7, da TV Record, mostram a cor do mar antes e depois do incidente de sexta. Na foto mais recente, a coloração da água é escura, enquanto na foto mais antiga, a água conserva as características que deram ao local o apelido de "Caribe brasileiro". 

Praia em Arraial do Cabo (RJ) que recebeu dejetos após estouro de tubulação de esgoto durante forte chuva - Reprodução/TV Record

Já na praia do Forno, um mutirão de limpeza foi organizado por órgãos da prefeitura e sociedade civil, para o recolhimento de lixos, microlixos e algas mortas nesta terça (29). Mutirão semelhante está previsto para a Prainha no próximo dia 9. 

Na praia dos Anjos, uma tubulação de água pluvial que costuma ficar fechada precisou que ser aberta para reduzir a pressão nas galerias. A água da chuva chegou à praia carregando grande quantidade de esgoto que invadiu a galeria. 

Em nota, a Prefeitura de Arraial do Cabo afirmou que "a balneabilidade das praias voltará ao normal com o fluxo das marés". A expectativa é que isso ocorra "nos próximos dias", ainda segundo a prefeitura. 

"O município segue realizando todas as ações possíveis para reverter os danos causados, e cobrando providências aos responsáveis pelo esgotamento do município", afirma.

A reportagem ainda não conseguiu contato com a concessionária Prolagos. 

 
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.