Copacabana tem 'sobreviventes' da festa da virada apesar de muito lixo

Turistas e moradores de regiões distantes da zona rica do Rio amanheceram no local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lixo ainda cobre a praia de Copacabana na primeira manhã de 2019
Lixo ainda cobre a praia de Copacabana na primeira manhã de 2019 - Folhapress
Rio de Janeiro

Os sobreviventes da festa da virada na praia de Copacabana, na zona sul do Rio, atestavam: só iam embora quando a cerveja acabasse. Foram mais de dez horas nas areias do maior Réveillon do país, e eles não tinham hora para voltar para casa na manhã desta terça (1º).

Mesmo com a grande quantidade de lixo espalhada pela praia ainda por volta das 9h30 do primeiro dia do ano, eles aproveitavam o sol escaldante enquanto os termômetros marcavam 30ºC. Eram turistas e também moradores de regiões distantes da zona rica da capital.

“Meu objetivo foi alcançado, ver o nascer do Sol”, disse a auxiliar de escritório Luiza Fortuna, 28, com um sorriso de orelha a orelha enquanto deixava a praia, carregando seu cooler azul e desviando das garrafas de plástico no chão. Ela mora na zona norte carioca e ia embora de metrô, já que os cartões especiais de Ano Novo para entrar e sair da região já não eram mais obrigatórios. 

Rejane Costa, 29, técnica de enfermagem de Duque de Caxias (região metropolitana do Rio), contou que foi o quarto ano seguido que passou a virada em Copacabana. Os dois engradados de cerveja que cada um do grupo de oito pessoas levou ainda não haviam acabado, então eles ainda aproveitavam a praia ao som do funk na caixinha de som. 

O trio de mineiros Guilherme Ribeiro, 23, Lucas Ribeiro e Jenifer Alves, 24, usavam a sombra de uma árvore na orla para se trocar enquanto esperavam o horário do ônibus para voltar a Belo Horizonte. Decidiram fazer a viagem de última hora e, para se banhar nos últimos dois dias, usaram as duchas da areia e o próprio mar.

“Valeu muito a pena, mesmo sem dormir. Senão era ficar em casa em BH”, diz Jenifer já de óculos escuros, passando um produto para deixar os cabelos limpos num banco da orla. 

A gari Mônica Siqueira, 34, esfrega a testa com o antebraço enquanto varre as ruas próximas à praia que recebeu 2,5 milhões de pessoas entre esta segunda (31) e terça (1º). “Tá brabo“, desabafa ao varrer as calçadas à espera do caminhão que vem recolher a sujeira.

O camelô Jorge Félix Filho, 37, já tem os olhos quase fechados aguardando os visitantes. “É 15 reais a cadeira”, ainda responde a uma cliente com o mesmo entusiasmo da primeira noite, mesmo há dois dias sem dormir, segundo ele.

Moradores da Baixada Fluminense, Thaís Bartals, 22, e o grupo de amigos usaram a antiga tática da “cabaninha” para colocar o biquíni de manhã. Eles aproveitam a estrutura de uma quadra de vôlei de praia para continuar as doze horas de festa. “Vamos ficar até cansar”, disse ela. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.