Descrição de chapéu Dias Melhores

Em Nova York, lei determina que todos os banheiros deverão ter fraldário

Legislação promove igualdade de gênero, já que muitos sanitários masculinos não têm essa estrutura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Nova York

Os banheiros masculinos abertos ao público em prédios novos ou que passaram por grande restauração em Nova York terão que ter um trocador de fraldas, determina lei que entrou em vigor neste ano no estado.
A legislação, assinada em abril de 2018 pelo governador Andrew Cuomo, faz parte da agenda pró-mulheres adotada pelo democrata e que busca oferecer igualdade de acesso às estações de troca de fraldas. A regra determina ainda que os prédios públicos ofereçam salas para as mães lactantes retirarem leite.

Até então, as leis estaduais não exigiam banheiros públicos equipados com trocadores de fraldas. Além disso, quando o espaço era oferecido, na maioria das vezes era nos banheiros femininos.

Além de promover a igualdade de gênero, a lei é um aceno a casais gays com filhos e que, na ausência de um local apropriado, tinham que fazer malabarismos nos banheiros para conseguir limpar as crianças, recorrendo, muitas vezes, ao chão ou às pias.

Os trocadores deverão ser disponibilizados por restaurantes, lojas e cinemas, e prédios estaduais, como parques e escritórios do Departamento de Veículos Motorizados, segundo a lei assinada.
A legislação obriga ainda esses locais a oferecerem um trocador a ambos os gêneros.

O responsável por introduzir a lei no Senado estadual foi o democrata Brad Hoylman, que é gay. Em comunicado, ele lembrou que "não são só as mães que trocam fraldas. Os pais precisam avançar e fazer sua parte nesse trabalho sujo, também." Em uma rede social, o senador, em janeiro de 2018, mostrou a dificuldade que tinha para trocar a fralda de sua filha Lucy.

Outras cidades discutem legislações semelhantes. Ainda assim, em muitos lugares nos EUA o simples ato de trocar uma fralda pode ser um desafio para pais. Na Flórida, a foto de um homem agachado e trocando a fralda do filho viralizou em uma rede social.

Donte Palmer reclamou, em uma rede social, do fato de não haver um espaço mais apropriado no banheiro masculino. "Qual o problema em não se ter trocadores de fraldas no banheiro masculino, como se não existíssemos!", criticou.

Em entrevista ao jornal The New York Times, ele disse que 80% das respostas que recebeu na postagem foram defendendo igualdade paterna.

Também na Flórida, Scotty Schrier decidiu criar uma página, Dadswhochangediapers.com (Pais que trocam fraldas, em tradução livre), depois que enfrentou problema semelhante. Ele estava em um restaurante quando precisou trocar a fralda da criança.

No banheiro masculino, não havia trocador. Ele decidiu, então, criar o site para ajudar pais a localizar todos os estabelecimentos que tinham o espaço.

"Todo pai (os mais incríveis, ao menos) já teve que lidar com o fato de não ter instalações apropriadas para cuidar de seu filho. Vamos acabar com a loucura, e só frequentar lugares que supram nossas necessidades crescentes", escreveu na página.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.