Descrição de chapéu Obituário Renato Tuma (1933 - 2019)

Mortes: Criador da GCM de SP, dedicou a vida ao serviço público

Renato Tuma serviu na Câmara de Vereadores por 38 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No dia em que a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo começou a operar, em setembro de 1986, Vanessa lembra de ver o pai, Renato Tuma, orgulhoso. Secretário municipal de Defesa Social da gestão Jânio Quadros, ele foi o idealizador e criador da GCM. 

Esse foi seu maior orgulho em décadas como servidor público. Paulistano de berço, Renato foi o terceiro de quatro irmãos. Zike Tuma, o pai, migrou da Síria para o Brasil em busca de uma nova vida. Abriu uma loja de tecidos na rua 25 de março. Aos 11 anos, via o filho caminhar pelo entorno do comércio vendendo canetas por conta própria. 

Jovem, Renato decidiu estudar direito no Rio de Janeiro. Quando voltou para casa, arrumou emprego na Câmara Municipal como relator e revisor do serviço de taquigrafia das atas da câmara. Pouco tempo depois, passou em um concurso e virou servidor do legislativo. Em 38 anos de trabalho ali, foi de secretário de comissões a secretário geral. 

Deixou a Câmara para assumir como secretário geral e conselheiro do Tribunal de Contas do Município, onde se aposentou. Irmão do ex-senador Romeu Tuma, Renato sempre foi mais dos bastidores. Mas ver seu trabalho inspirou o filho Eduardo a se candidatar a vereador. 

Na diplomação dele, em 2013, o também vereador Adilson Amadeu diz que ouviu de Renato: “Eu acredito nesse menino.” No final de 2018, ele estava no hospital quando recebeu a notícia que Eduardo fora eleito presidente da Casa. “Um ser humano polivalente em todos os sentidos”, diz Amadeu.

Renato morreu no dia 2 de janeiro, em decorrência de um câncer no pulmão. Deixou a esposa Vivian, que conheceu no Clube Sírio há 48 anos, os filhos Vanessa, Daniel e Eduardo e quatro netos. 

“Foi uma pessoa muito boa, muito coração, muito íntegro, muito justo. Nós nos espelhamos nele por conta de todo esse legado”, diz a filha.


coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas​​


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.