Motorista enfrenta trânsito caótico no sistema Anchieta-Imigrantes

Três carretas quebraram nas pistas e dificultaram ainda mais o tráfego nas vias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem deixou para pegar a estrada depois do feriado, encontrou as rodovias Anchieta e Imigrantes congestionadas nesta quinta-feira (3). Durante boa parte do dia, quase todo o sistema teve trechos parados tanto no sentido litoral, quanto no sentido capital. 

Além do fluxo intenso de veículos, já esperado para esta época do ano, três carretas quebradas nas vias acabaram prejudicando ainda mais o fluxo, segundo a Ecovias, que administra as duas estradas. 

A primeira carreta quebrou por volta das 5h, no km 50 da Anchieta, sentido litoral e interditou uma faixa. O veículo só foi removido por volta das 7h30. Por volta das 15h, de acordo com a concessionária, a via estava em operação de subida —quando três das quatro pistas ficam para carros subindo e apenas uma para quem desce a serra. 

Durante a varredura para implantar a chamada operação 4x6 (quando as duas pistas da Anchieta descem e as duas da Imigrantes sobem) foram localizadas mais duas carretas quebradas na via, no início da manhã desta quinta. 

Os dois veículos trafegavam no sentido capital e estavam no trecho mais congestionado, entre o km 40 e o km 55, trecho de serra. 

Entre a meia-noite de quinta-feira e às 14h, mais de 40 mil veículos passaram pelas duas rodovias em direção ao litoral. Número 34% maior do previsto para o período em dias normais. Trafegando no sentido capital foram 81 mil veículos, três vezes mais do que o volume que transita diariamente na mesma direção, diz a Ecovias. 

A concessionária diz ainda que, como o tráfego tem excesso de veículos nos dois sentidos, não pode implantar as operações de inversão de mão, que ajudariam a escoar parte do tráfego. 

Durante os feriados de Natal e Réveillon, o sistema Anchieta-Imigrantes registrou um recorde histórico de movimento. O maior volume havia sido registrado no verão de 2014/2015, quando 1.122.587 carros desceram a serra. Nos últimos dias, o número chegou a 1.210.880 veículos.

Por volta das 15h20, a Anchieta tinha 31 km de congestionamento no sentido litoral (entre o km 24 e km 55) e 15 km no sentido capital (55-40). Já a Imigrantes estava parada do km 25 ao 40, no sentido litoral, e do 61 ao 49 no sentido São Paulo.

A previsão da Ecovias é de que o tráfego nas estradas só volte a normalizar no final da noite, por volta das 23h. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.