Chuvas em SP causam 81 desmoronamentos e deixam ao menos dois soterrados

Temporais também causaram ao menos 62 alagamentos, segundo Corpo de Bombeiros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As fortes chuvas que atingem a Grande São Paulo desde a noite desta sexta (15) causaram deslizamentos, quedas de árvores e alagamentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, entre 0h e 23h59 de sábado (16), foram registradas 147 quedas de árvores, 81 desmoronamentos e desabamentos e 62 enchentes ou alagamentos.

Em Mauá, na região do ABC, bombeiros trabalharam durante toda a madrugada buscando por duas crianças que teriam sido soterradas em um deslizamento de terras que destruiu uma casa no bairro Jardim Zaira.

O corpo de um dos menores, um menino de 8 anos, foi localizado pelos bombeiros por volta das 3h. Às 4h30, a equipe de salvamento resgatou o corpo da outra vítima, um bebê de 11 meses. A mãe, de 38 anos, foi socorrida ainda no sábado, com vários ferimentos, transportada pelo SAMU ao PS Mário Covas.

No mesmo local, uma outra vítima, um homem de 41 anos, teve fratura exposta e também foi socorrido. ​

Os bombeiros continuam as buscas durante a madrugada de domingo (17), com ajuda de cães farejadores, para localizar a outra criança.

No mesmo bairro, segundo os Bombeiros, outro deslizamento feriu dois homens que foram socorridos com fraturas expostas. ​

Na Vila Prudente, na zona leste da capital, os bombeiros tiveram de usar botes para retirar pessoas que ficaram ilhadas.

Na mesma região, o rio Aricanduva transbordou, e no Ipiranga, zona sul, o córrego que leva o mesmo nome do bairro estava prestes a transbordar também por volta das 20h. 

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura da capital, o centro e as zonas norte, leste e sudeste estavam em atenção para alagamento. O alerta também incluía a marginal Tietê. ​

De manhã, no Jardim Ângela, na zona sul, pelo menos 15 casas foram atingidas por um deslizamento de terra. Não houve feridos.

Durante a madrugada e a manhã deste sábado (16), o Corpo de Bombeiros atendeu sete ocorrências de deslizamentos ou desabamentos, 60 de quedas de árvores e 2 de enchentes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.