Com risco de surto de sarampo, cruzeiro com Wesley Safadão terá 10 mil vacinados

Ao menos 13 casos da doença foram confirmados em navio da MSC Seaview

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Em meio ao risco de um surto de sarampo, o Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (20) que irá vacinar ao menos 10 mil passageiros do MSC Seaview, um dos maiores navios de cruzeiro a transitarem na costa brasileira.

A medida ocorre após a confirmação de 13 casos da doença em tripulantes da embarcação, que reúne funcionários de diferentes nacionalidades. Outros seis casos permanecem em investigação. Inicialmente, a suspeita era de que os funcionários estivessem com rubéola. Exames, no entanto, acabaram por confirmar o vírus do sarampo.

A situação levou a um alerta entre autoridades de saúde diante da possibilidade de expansão da doença também para os passageiros do navio, que pode comportar 5.420 pessoas. Nos últimos dias, o navio foi palco de um show do cantor Wesley Safadão.

Segundo o ministério, apesar de ainda não haver casos suspeitos, passageiros que embarcaram no navio em Santos no dia 16 deste mês podem ter sido expostos ao vírus e vir a desenvolver sintomas da doença –daí a necessidade urgente de vacinação.

A estratégia, que visa o bloqueio de casos, começará a ser aplicada a partir deste quarta para passageiros de seis meses a 49 anos que deixam o barco em Santos, no litoral paulista. A estimativa é que 5.000 deixem o cruzeiro nesta data. Em seguida, outros 5.000 passageiros, previstos para embarcarem no mesmo dia, também serão vacinados.

A exceção valerá para aqueles que apresentarem comprovante de vacinação em dia. As ações serão feitas em conjunto com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e equipes de vigilância de São Paulo.
Em nota, o ministério alerta ainda aos passageiros que deixaram o barco nos últimos dias para que procurem imediatamente uma unidade de saúde caso identificarem sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite.

A MSC Cruzeiros informa que, logo após a identificação dos casos, membros da tripulação afetados foram encaminhados para observação e isolamento, com visitas diárias de equipe médica. Segundo a empresa, nove funcionários já se recuperaram e estão retomando as atividades. Os demais estão isolados em suas cabines, mas apresentam sinais de melhora.

Ainda por meio de nota, a empresa informa ter vacinado todos os funcionários entre os dias 18 e 19 deste mês e que não houve casos suspeitos entre hóspedes. Passageiros têm sido orientados a ficarem atentos sobre sinais de sarampo. 

"As operações do navio continuam funcionando normalmente. A programação de navegação não foi afetada", completa. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.